A equipe da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas participa, nesta terça e quarta-feira (06 e 07/08), do Dia de Operações – Gestão de Projetos com Impacto, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brasília. O evento proporciona o intercâmbio de conhecimentos e o compartilhamento de soluções para os desafios encontrados durante a implementação de programas executados com financiamento do banco.
O Dia de Operações reúne cerca de 100 representantes de 25 programas financiados pelo BID em 14 estados, além de analistas da instituição financeira. Conta, também, com a presença de representantes do Ministério do Planejamento e Orçamento e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).
Um dos diferenciais da edição deste ano é que ela ocorre no contexto da BID Impact+, nova estratégia do BID que busca dar mais ênfase nos impactos e resultados alcançados pelos projetos e programas do BID. Nesse contexto, estão sendo abordados temas como integridade, ESG (sigla em inglês para gestão Social, Ambiental e de Governança) a nova Lei de Contratações, além de uma oficina de storytelling (prática usada na publicidade para difundir conteúdos por meio de narrativas envolventes).
Durante o evento será lançada pela equipe de ESG do BID a publicação “Caixa de Ferramentas do Engajamento Significativo de Partes Interessadas”.
O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, presente no evento, destacou nas redes sociais a importância da ação para os projetos executados em parceria com o BID no Amazonas. São exemplos o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e Programa de Saneamento Integrado (Prosai), que nos últimos 17 anos já reassentaram mais de 80 mil pessoas de áreas de risco de alagação, além de promoverem saneamento básico e mitigar os impactos das mudanças climáticas, com obras de drenagem urbana, que reduzem riscos de alagações na época das chuvas intensas.
“Nós estamos aqui com a equipe do Governo do Amazonas falando pela UGPE sobre o Prosamin+. Nossas equipes estão aqui em atividade para melhorar ainda mais o desempenho dos nossos programas, a partir do compartilhamento de informações”, disse Campêlo. Além dele, participam do evento as subcoordenadoras Administrativa Financeira da UGPE, Daniella Jaime e Social, Viviane Alves e os subcoordenadores Ambiental, Otacílio Cardoso e de Planejamento, Leonardo Barbosa.
FOTO: Divulgação/UGPE