A sensação de tranquilidade e segurança ao ver o filho tomando a vacina contra a Covid-19 não tem preço para muitos pais e mães. Em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), o mutirão Vacina Amazonas reuniu diversos relatos de quem acompanhava os jovens nos postos de aplicação, que terão atividades até às 17h deste sábado (21/08).
Na vacinação na Praça dos Três Poderes, um dos três pontos da campanha no município, o empresário Alexandre Lima, 39, levou os dois filhos, Josué Lima e Júlia Lima, de 14 e 12 anos, respectivamente, para tomar a primeira dose do imunizante. Vacinado há dois meses, Alexandre disse estar satisfeito com a ação.
“É uma satisfação eles poderem receber nesse momento a dose e saber que a Prefeitura e o Governo do Estado estão dando esse apoio, esse suporte para que eles possam voltar às atividades normais; e ter nas crianças também essa imunidade”, disse ele.
Josué agradeceu pela aplicação da vacina há dois dias do retorno das atividades escolares presenciais. “Agora que eu estou imunizado, eu me sinto mais seguro. Mais seguro para voltar para a escola, fazer as minhas atividades normais”, afirmou o adolescente.
Vacina é vida
Em outro posto de vacinação, localizado na Escola Estadual Isaías Vasconcelos, a professora Lindonete Andrade, 47, acompanhava o filho Jeremias Sampaio no momento da vacinação. Emocionada, Lindonete descreveu o sentimento como uma “nova vida” para o filho de apenas 17 anos de idade.
“Para mim a vacina é vida. Eu fico emocionada, porque em meio ao caos, pandemia, os nossos filhos já estão sendo vacinados. E hoje, aqui, eu estou vendo a organização, mais ainda, não estamos enfrentando fila. E eu estou muito feliz”, disse ela.
Ansioso pela primeira dose, o estudante Paulo Gabriel, 14, teve mais um ano de vida comemorado pelas equipes de saúde do posto de vacinação. “Muito feliz agora, graças a Deus eu tomei minha vacina. Estou muito feliz de estar com meu pai aqui, no dia do meu aniversário a vacina foi um presente”, comemorou o estudante.
O pai de Paulo Gabriel, João Paulo Santos, reforçou a importância dos pais em assegurar a imunização dos filhos.
“Tem pai que sabe que tem que vacinar, mas não leva, com medo de o filho adoecer com a vacina, mas não adoece não. Essa vacina é para a pessoa se imunizar e ficar com cada vez mais saúde, longe de doença, que isso é um perigo. Então eu digo a todos os pais que têm filhos dessa idade, cuide dele, que daqui a uns dias eles que vão cuidar da gente”.
Vacina Amazonas
O Governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Iranduba, iniciou na manhã deste sábado (20/08) mais um mutirão de vacinação contra a COVID-19, desta vez para o público de 12 a 17 anos. A campanha Vacina Amazonas tem como meta alcançar três mil jovens com a primeira dose do imunizante no município.
A campanha iniciou às 8h e seguirá até as 17h em três pontos de vacinação da cidade: Praça dos Três Poderes, Escola Estadual Senador João Bosco e Escola Estadual Isaías Vasconcelos. Dez postos de vacinação foram montados em cada um dos três pontos, envolvendo equipes de saúde estaduais e municipais.
Intensificação
A campanha de vacinação do público de 12 a 17 anos será intensificada em 17 municípios da Região Metropolitana de Manaus e em Maués, após a confirmação de seis casos de Covid-19 pela variante Delta (VOC-B.1.617.2) no Amazonas. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal em 50% da população adolescente dessas cidades, a fim de diminuir os impactos da nova linhagem do vírus.
Com informações da ACS