Se do ponto de vista defensivo José Aldo deu um show ao neutralizar o jogo de quedas de seu oponente, no ataque o brasileiro deixou a desejar e pouco fez no confronto contra Merab Dvalishvili no card principal do UFC 278, na madrugada de sábado para domingo nos EUA.
O ex-campeão dos penas, que vinha de três vitórias seguidas, foi superado por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27) e fica mais longe do sonho de se tornar campeão do peso-galo (até 61kg).
Aldo estudou o rival no início e jogou poucos golpes, enquanto o georgiano era mais agressivo. Dvalishvili arriscou chute rodado e muitos jabs.
Ao tentar uma queda, parou na defesa sempre eficiente do brasileiro. Quando passou a atacar, Aldo acertou bons chutes nas pernas do georgiano, que tinha mais volume e buscava pressionar no clinche. O ex-campeão dos penas soltou o jogo na reta final do round e conectou golpes perigosos.
Dvalishvili buscou derrubar logo que começou o segundo round. Apesar de não conseguir levar para o solo, ele travou o brasileiro na grade por quase todo o assalto. Mesmo quando o brasileiro se desvencilhava, o georgiano rapidamente encurtava e grudava novamente. Merab manteve a estratégia, mas Aldo aceitou menos o jogo de clinche no terceiro round, mas novamente faltou agressividade para lidar com a pressão do rival.
Confira: