Obras garantem urbanização, saneamento e dignidade à população
O governador Wilson Lima vistoriou, nesta segunda-feira (17/10), a etapa inicial das obras do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), na Comunidade Manaus 2000, na zona sul da capital. Os trabalhos vão levar urbanização, saneamento básico e moradia digna para famílias da região, que moram há décadas às margens do igarapé, sob risco de alagação.
As obras compreendem o trecho do Igarapé do Quarenta, que vai da alça de retorno na avenida Manaus 2000, até a rua Alberto Carreira, localizada no bairro Japiim. Sob a coordenação da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), as máquinas já operam na limpeza da área.
“Isso é resultado da operação de crédito que nós assinamos recentemente. Inclui todo esse trajeto do Igarapé do Quarenta, que começa na comunidade da Sharp e vai até o Mestre Chico. Aqui nós vamos fazer uma intervenção viária e a interligação da zona leste com o Centro. Quem está indo para o Centro e está na zona leste já vai seguir aqui pelo Distrito Industrial. Vai resolver de forma significativa o tráfego nessa área”, detalhou o governador.
A nova etapa do Prosamin+ tem investimento de cerca de R$ 542 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartida do Estado. É a primeira vez que as intervenções alcançam a zona leste de Manaus.
Entre as obras que serão realizadas na área estão a recuperação de ruas e novas intervenções viárias, como uma rotatória na avenida Buritis com alça de retorno marginal; uma nova ponte na avenida Grande Circular; e um conjunto habitacional com duas quadras e 32 apartamentos.
“A gente está fazendo um trabalho de recuperação dos igarapés, de embelezamento, mas, sobretudo, garantindo moradia digna para essas famílias. Um apartamento aqui permite que as famílias tenham acesso a transporte coletivo, a serviços de saúde, de educação, a comércios. Isso significa respeito a essas famílias. Esse é o conceito mais importante do Prosamin+”, ressaltou Wilson Lima.
Saneamento e urbanização
Será feita a rede de esgotamento sanitário, duas estações elevatórias de esgoto, além de ligações intradomiciliares e domiciliares, rede coletora, tratamento e destinação final dos resíduos, sistema de drenagem urbana, com galerias e redes de drenagens de águas pluviais para evitar novas alagações.
A obra contempla, ainda, o revestimento do canal principal do Igarapé do Quarenta, recomposição florestal, a construção de dois parques urbanos e três praças, ciclovia, quiosques, pontos de vendas, quadras de esportes e playground.
Reassentamento
Da área, serão reassentados 186 imóveis. As famílias já estão em processo de desapropriação na Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e, em breve, serão chamadas para a definição da solução de moradia mais adequada.
O total de reassentados do Prosamin+ será de 2.581 imóveis, o que representa cerca de 12 mil pessoas. Além dos 186 imóveis da Manaus 2000, o programa vai retirar, ao logo da sua execução, 2.326 imóveis das frentes de intervenção de obras na Comunidade da Sharp e 69 no conjunto Industriário.
O programa vai beneficiar cerca de 60 mil pessoas com obras de saneamento básico, como coleta e tratamento de esgoto e água tratada, requalificação urbanística, drenagem urbana, tratamento de áreas de risco socioambiental e reassentamento em moradia digna.
Moradias
O programa irá construir, ao todo, 750 unidades habitacionais e oferecer, também, outras soluções de moradia às famílias.
Com recursos próprios, o Governo do Amazonas iniciou, em junho deste ano, a construção das primeiras unidades habitacionais do Prosamin+. Localizado na avenida Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, o residencial já alcança 50% das obras concluídas e deve ser entregue até o mês de dezembro.
Para a obra da Comunidade da Sharp já foi dada a ordem de serviço e os trabalhos devem iniciar nas próximas semanas.