Obras vistas de perto, bem de pertinho, mas, dentro do ambiente virtual. Com o distanciamento social, por causa da Covid-19, e com algumas instituições fechadas, a 14ª Primavera dos Museus, que acontece até o dia 27 de setembro, teve de ser reinventada. Neste ano, os corredores percorridos e as obras podem ser visitadas no mundo da cultura digital, por meio de um click.
O evento, que acontece sempre no início da primavera, é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e tem atividades para todos os interessados. Neste ano, por conta do contexto, são os museus que vão entrar na casa do público, como explicou a coordenadora de Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Ibram, Ana Lourdes Costa.
“Este ano, por causa da Covid-19, está sendo realizado no mundo virtual, de forma digital, on line, por isso, o tema é Mundo Digital: Museus em Transformação”, disse.
Segundo ela, as visitas virtuais contribuem para a democratização do acesso aos museus. “Não que o espaço virtual venha concorrer ou tomar o espaço presencial, o espaço físico, mas é um movimento que chegou para ficar e que a gente tem certeza que contribui, inclusive, para a democratização do acesso aos museus brasileiros”, disse.
Entre os dias 21 a 27 de setembro de 2020, 520 museus irão desenvolver 1385 atividades das mais diversas categorias: palestra, visita mediada virtual, exibição de filme, contação de história, exposição, show musical e roda de conversa.
São atividades especiais em formato digital para todo o público; como a narração de histórias para as crianças, palestras, rodas de conversas, exibição de filmes, show musical e apresentação de oficinas para os adultos.
Confira AQUI a programação da 14ª Primavera dos Museus