Ações de educação da prefeitura na pandemia são apresentadas em debate da Câmara dos Deputados

Ações de educação da prefeitura na pandemia são apresentadas em debate da Câmara dos Deputados


Os desafios enfrentados pela Prefeitura de Manaus para assegurar as atividades educacionais da rede municipal de ensino, em meio à pandemia do novo coronavírus, foram abordados nesta quarta-feira, 25/11, durante uma videoconferência promovida pela Câmara dos Deputados, que teve como tema “A importância da conectividade no Ensino Híbrido em 2021”.

 

25.11.2020 Audiência pública - conectividade no Ensino Híbrido 2021

 

O bate-papo on-line contou com a presença de secretários municipais e estaduais, além de representantes do Ministério da Educação (MEC). Durante 15 minutos, a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, comentou sobre as ações realizadas pela equipe pedagógica da rede municipal de ensino para garantir a aprendizagem dos alunos.

 

“A educação é um processo amplo e que envolve vários setores, temos mais de 242 mil alunos, que são atendidos na zona urbana e rural da cidade, com calendários escolares diferenciados. Levar conectividades para esses lugares é um custo muito alto, assim como manter esse serviço por muito tempo”, pontuou Kátia.

 

Manaus foi uma das cidades mais afetadas pelo novo coronavírus no Brasil e, logo após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 na cidade, o prefeito Arthur Virgílio Neto, para evitar a propagação da doença, suspendeu as aulas presenciais, como medida de prevenção. Para ajudar a manter o fluxo de aprendizagem dos alunos, a rede municipal de ensino disponibilizou conteúdo pela TV aberta e internet.

 

Na ocasião, a secretária da Semed também cobrou apoio e ações ativas por parte do MEC. “A maioria das secretarias de educação precisou tomar decisões rápidas e sem apoio, sem uma coordenação nacional, isso foi muito ruim e prejudicou muito o processo no início, quem sabe agora com essa discussão, o MEC possa nos ajudar e perceber que a mudança precisa de uma coordenação, de legislações adaptadas e de uma política nacional, a partir dessa nova realidade”, completou.

 

Projeto de Lei

 

A discussão da videoconferência foi com base o Projeto de Lei (PL) 3.477/2020, que dispõe sobre a garantia de acesso à internet, com fins educacionais, aos alunos e professores da educação básica pública. No encontro, os representantes da educação falaram da dificuldade em conseguir que todos os alunos acompanhem as aulas a distância, já que muitos não possuem internet para acompanhar as aulas.

 

O secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amâncio, elogiou as ações realizadas pela Prefeitura de Manaus e parabenizou a secretária Kátia Schweickardt pela forma como a rede municipal de educação conduziu o processo de ensino no período da pandemia.

 

“As redes municipais têm mostrado muita força sem apoio nacional. Eu tenho acompanhado a situação de muitas secretarias municipais e vejo que é de calamidade educacional. Se as situações das secretarias estaduais são ruins, as municipais estão muito pior, a maioria não tem nenhuma estrutura para desenvolver um trabalho semelhante ao que vem sendo desenvolvido em Manaus, com muitos desafios. É necessário um olhar especial para essas secretarias”, disse Amâncio.

 

A deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), relatora do PL, também falou sobre a presença do MEC nesse novo cenário da educação no Brasil. “A gente erra muito no Brasil, achando que uma solução construída em Brasília e São Paulo vai funcionar para o país inteiro, por isso, é muito importante a participação do MEC nesse debate, para que o ministério esteja à frente de soluções como essa”, declarou.

 

— — —

Texto – Érica Marinho / Semed

Foto – Márcio James / Semcom

 

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHsmSoi5W5

Notícias relacionadas

Compartilhe nas Redes

últimas noticias