Neste domingo (8), ao menos 40 pessoas morreram e 85 ficaram feridas em uma colisão entre dois ônibus no centro do Senegal, país na África Ocidental. O acidente ocorreu de madrugada, perto da cidade de Kaffrine, a 250 quilômetros da capital, Dacar.
O coronel Cheikh Fall, encarregado das operações de resgate, classificou a situação como grave, citando as 125 pessoas envolvidas. O caso deste domingo, que é um dos piores no país em anos, levou o presidente Macky Sall a decretar três dias de luto nacional.
De acordo com as forças de segurança locais, um pneu de um dos ônibus estourou, fazendo com que o motorista perdesse o controle e o veículo fosse lançado de frente na direção do outro, que vinha na direção oposta.
Os feridos foram levados para o hospital de Kaffrine e ainda não há confirmação da identidade dos mortos. Imagens publicadas nas redes sociais mostram assentos e bagagens espalhados pela via.
“Mando minhas condolências às famílias das vítimas e desejo aos feridos uma recuperação rápida”, escreveu Sall, dizendo-se profundamente entristecido com a situação.
Somado a isso, ele convocou uma reunião interministerial de emergência para esta segunda-feira (9) para debater a segurança de tráfego no país. Após o resgate das vítimas, os destroços dos ônibus foram removidos e o tráfego foi retomado.