Os governos do Brasil e da Alemanha fizeram um anúncio conjunto, nesta segunda-feira (30/1), para detalhar um aporte de cerca de 200 milhões de euros, a serem enviados pela Alemanha, para uso em ações ambientais no Brasil.
O anúncio foi feito em Brasília, após uma reunião entre a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a ministra da Cooperação da Alemanha, Svenja Schulze.
Segundo Marina, apesar do avanço do desmatamento na Amazônia e do agravamento da desnutrição da população Yanomami, o governo vê o momento como uma oportunidade de reverter o cenário.
“Estamos buscando as parcerias que nos ajudem a cumprir o objetivo firmado no acordo de Paris de alcançar o desmatamento zero em 2030, de fazer a desintrusão das terras indígenas para sair deste quadro terrível e de ter uma agenda positiva para o desenvolvimento sustentável. Fazendo com que sejamos, ao mesmo tempo, próspero, democrático, justo socialmente, diverso e sustentável”, disse.
O Ministério da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento, comandado por Svenja, é o responsável pelas doações ao Fundo Amazônia. Os repasses, porém, podem ir além do mecanismo de proteção à floresta e atingir áreas como desigualdade social.
“Nós duas queremos rapidamente fazer essa cooperação, por isso nós temos um programa imediato, nos primeiros 100 dias. O que nós podemos fazer é preencher o Fundo Amazônia, faremos isso com 35 milhões de euros; um fundo aos estados com 31 milhões de euros; e outros acordos que queremos fazer para cuidar das áreas degradadas. Esse é o primeiro pacote, queremos fazer novas negociações anualmente”, explicou Svenja. Correio Brasiliense.
Foto: Reprodução/ Governo