Search
Close this search box.

Alunos Oficiais da PM farão parte do reforço do policiamento no festival de parintins


Como parte do reforço do policiamento para o 57º Festival de Parintins 2024, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Academia de Polícia Militar Cel Neper da Silveira Alencar (APM), enviará mais de 80 alunos oficiais a Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), para atuar no policiamento interno dos eventos realizados no município.

Mais de 650 policiais militares farão parte do efetivo total que vão atuar antes e durante o evento. Desse número, 500 PMs serão enviados da capital à ilha Tupinambarana, incluindo policiais que possuem fluência em línguas estrangeiras, entre as quais inglês e espanhol. Do reforço empregado para o festival, estarão 85 alunos oficiais e cinco oficiais da APM. Os cadetes da corporação serão empregados como parte do estágio supervisionado do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

O comandante da APM, tenente-coronel PM Franklin Terto, explica que o efetivo da unidade de ensino da instituição atuará no Policiamento Ostensivo Geral (OPG) de serviço interno na Festa dos Visitantes, bem como nas três noites do festival, que acontecem nos dias 28, 29 e 30 de junho, realizando a segurança na área interna do Bumbódromo.

“Eles também podem ser empregados pelo comandante da operação para montar patrulha de policiamento e direcioná-los para os principais pontos após o evento, pegando a dispersão do público e fazendo a segurança da concentração de visitantes da ilha, na Catedral, na área central da cidade, onde, após as apresentações, reúne bastante pessoas em festa”, explicou o comandante da APM.

Efetivo total em Parintins

A Polícia Militar do Amazonas irá atuar com 670 policiais militares antes, durante e pós evento Festival de Parintins 2024. No dia 24 de junho, a corporação enviará o efetivo de 500 policiais militares dos Comandos de Policiamento Especializado (CPE), Metropolitano (CPM), Ambiental (CPAmb) e do Interior (CPI), que irão reforçar o policiamento junto aos 120 PMs que já atuam no 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do município e o efetivo de 50 policiais militares destacado para Parintins por meio da Operação Protetor das Fronteiras, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Curso de Oficiais

Mais de 100 alunos oficiais iniciaram o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no dia 1º de dezembro de 2023, após serem convocados pelo governador Wilson Lima, no dia 6 de novembro do ano passado.

Os aprovados prestaram concurso em 2022, realizado na primeira gestão do governador Wilson Lima, 11 anos após último certame para as forças de segurança realizado pelo Estado.

Com previsão de conclusão em dezembro de 2026, os alunos oficiais são capacitados com atividades e instruções sobre Regimento Interno, Manual do Aluno, Normas Gerais de Ação (NGA), Regulamento Interno de Serviços Gerais (RISG), Treinamento Físico Militar (TFM), Ordem Unida, instruções sobre Regulamento de Continências (RCONT) e Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Amazonas (RDPMAM), Assunção do serviço interno, Lei de Organização Básica (LOB) e Administração da PMAM, atividades operacionais, entre outras.

Durante os três anos de curso, os cadetes passam pelas atividades operacionais por meio de estágio supervisionado. Além do Festival de Parintins 2024, os alunos foram empregados em grandes eventos como o Réveillon 2023 e jogos da Copa do Brasil e Série C do Campeonato Brasileiro na Arena da Amazônia.

FOTO: Divulgação/PMAM



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias