Amazonas alerta sobre possíveis golpes de boletos falsos

Confira as dicas do Procon-AM para detectar prováveis fraudes.

  • 26/10/2023 14:37 
  • Quatro minutos de leitura
  • Por Fernanda Pereira

Foto: João Pedro/Procon-AM

Notícias de Amazonas – O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) alerta o consumidor amazonense sobre os golpes aplicados de boletos falsos. Com a correria do dia a dia, muitas pessoas não checam a autenticidade do boleto e acabam caindo no golpe. Segundo o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, embora o golpe não seja novo, ele vem sendo aprimorado a cada dia.

Segundo ele, criminosos têm usado a tecnologia para clonar whatapp nos sites das instituições financeiras, lojas de departamento e utilizando a identidade visual da empresa, tanto no aplicativo como na confecção dos falsos boletos.

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“Muitos golpistas enviam os boletos falsos por e-mail, SMS ou mensagens para aplicativos de rede sociais, como o Facebook, Instagram ou WhatsApp. Ou seja, os consumidores devem evitar clicar nesses links e acessar apenas os canais oficiais dos fornecedores”, ressalta Fraxe.

Geralmente, os boletos falsos têm o código de barras alterado, com rasuras ou impressões defeituosas, propositalmente para que não sejam lidos pelos leitores de caixas eletrônicos e aplicativos bancários em smartphones. Por isso, é preciso redobrar a atenção ao digitar os números, já que esse truque faz com que o consumidor insira o número alterado pelos golpistas.

“Uma das formas mais utilizadas para pagar contas é por meio de boletos bancários. Como nesta época do ano há muitas movimentações financeiras, infelizmente isso chama a atenção dos fraudadores, que podem encaminhar faturas falsificadas para os consumidores. Temos que estar em alerta”, diz Fraxe.

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De acordo com o Procon, é importante verificar a sequência numérica do boleto na tela do caixa eletrônico ou do aplicativo bancário, além de conferir se o valor e o beneficiário do pagamento estão corretos, devendo ser o nome da empresa da qual se está fazendo a compra. Caso o beneficiário seja uma pessoa física, quando se está comprando de uma empresa, há fortes indícios de que se trata de um boleto falso.

“Se houver alguma variação inesperada no valor de faturas fixas, como por exemplo, as parcelas escolares ou mensalidades de TV a cabo, isso pode ser algo suspeito. O consumidor também deve observar os seus dados pessoais descritos nos boletos, conferir o CNPJ das empresas, além de buscar por erros de português e de formatação nas faturas”, informa Fraxe.

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Ao fazer download do boleto no site do credor, o comprador deve certificar-se de que está acessando o site verdadeiro do lojista, em que o endereço eletrônico começa por “https”. Páginas seguras trazem o selo do certificado SSL, correspondente ao ícone no formato de um cadeado, o que as asseguram contra invasões e garante maior confiabilidade para o documento que está sendo baixado.

O consumidor deve verificar se os primeiros dígitos do código de pagamento coincidem com o código do banco que aparece como sendo o emissor do boleto. Por exemplo, um boleto do Banco do Brasil sempre começará com 001, do Bradesco com 237, da Caixa Econômica Federal com 104, do Itaú com 341 e do Santander com 033. Os números bancários podem ser checados no site: www.febraban.org.br.

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Caso o consumidor desconfie que recebeu um boleto falso, deve contactar a empresa geradora do serviço ou produto e a entidade bancária onde o pagamento foi ou será feito.

Caso haja confirmação da fraude, o consumidor deve realizar um boletim de ocorrência na Polícia e acionar o Procon-AM, por meio dos seguintes canais de comunicação: (92) 33215-4009 ou 0800 092 1512 (segunda a sexta, das 8h às 14h, exceto feriados), site www.procon.am.gov.br ou correio eletrônico: fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br. Se preferir, pode comparecer ao Procon-AM, localizado na Av. André Araújo 1500, Aleixo.

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