AMAZONAS – O ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, completou um mês internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, nesta quinta-feira (25). Segundo a assessoria do político, Mendes não tem previsão de alta.
Amazonino foi internado em 25 de dezembro, por problemas respiratórios. O quadro dele era de pneumonia e imunidade baixa.
Aos 83 anos, o “Negão” – como é popularmente conhecido – vem apresentando agravamento em seu estado de saúde nos últimos anos. Em novembro do ano passado, o político foi internado para tratar uma crise de diverticulite e pneumonia, chegando a ficar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por alguns dias. O ex-governador recebeu alta no dia 6 de dezembro, mas no dia 18 do mesmo mês voltou a passar por exames médicos onde foram constatadas novas complicações no sistema respiratório.
Campanha reduzida
Amazonino Mendes disputou as eleições para governador em 2022, sendo o terceiro colocado na disputa eleitoral. À época da campanha, a agenda de Mendes era extremamente reduzida e já se apontavam o estado de saúde debilitado do político.
Mendes focou sua campanha no segmento online e na rádio e TV. Amazonino evitou grandes mobilizações tanto na capital quanto no interior, deixando o corpo-a-corpo a ser realizado pelo seu candidato a vice, além de outros candidatos que compunham sua base partidária.