Nesta quinta-feira, 26, morreu aos 60 anos, Andy Fletcher, tecladista inglês e membro fundador do Depeche Mode. A notícia foi confirmada no perfil oficial da banda nas redes sociais, mas a causa da morte não foi divulgada.
“Fletch tinha um verdadeiro coração de ouro e estava sempre lá quando você precisava de apoio, uma conversa animada, uma boa risada ou uma cerveja gelada”, diz a nota.
No final dos anos 70, Fletcher fundou o Depeche Mode em Basildon, na Inglaterra, junto com Martin Gore e Vince Clarke.
A formação seria completada com a entrada do cantor Dave Gahan, com a saída de Vince Clarke, com a presença do tecladista e baterista Alan Wilder entre 1982 e 1995.
O auge da fama do grupo ocorreu nos anos 1980, com o lançamento de Enjoy The Silence e I Fell You. Ao todo, o grupo vendeu mais de 100 milhões de discos e emplacou mais de 50 singles nas paradas do Reino Unido.
Com mais de 40 anos de fundação, a banda ainda continuava na estrada. Em 2018, o grupo fez shows lotados no Brasil pela turnê Global Spirit Tour.
O Depeche Mode vendeu mais de 100 milhões de discos e é considerada uma das mais influentes bandas de música eletrônica de todos os tempos. Todos os 14 álbuns de estúdio entraram no Top 10 do Reino Unido.