O comércio global deve atingir um nível recorde de cerca de US$ 32 trilhões em 2022, mas o crescimento neste segundo semestre ficou negativo. Uma das razões foi a queda nos preços dos produtos primários, especialmente a energia.
As informações foram divulgadas na terça-feira (13) pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, com sede em Genebra.
Valor x volume
Embora o valor do comércio internacional de mercadorias tenha se estabilizado durante o segundo semestre de 2022, o volume do comércio aumentou durante o terceiro trimestre e a expectativa é que continue subindo.
Até agora, o declínio no valor do comércio global limitou-se aos bens. Já o valor dos serviços segue em alta no segundo semestre de 2022.
Este ano, o comércio de bens deve totalizar quase US$ 25 trilhões, um aumento de cerca de 10% em relação a ano anterior.
O comércio de serviços deve fechar em quase US$ 7 trilhões, um aumento de cerca de 15% em relação a 2021.
Importação e exportações de bens e serviços
Durante o terceiro trimestre de 2022, com exceção da Rússia, o comércio de mercadorias para todas as principais economias ficou bem acima dos níveis de um ano atrás.
No entanto, as taxas trimestrais revelam que essas tendências positivas foram revertidas para a maioria das economias no terceiro trimestre de 2022.
No comparativo por trimestre em 2022, as importações de bens caíram na China, Índia, Estados Unidos e África do Sul. Exportações foram negativas para Índia, Japão, Coreia do Sul, Rússia, África do Sul e União Europeia.
Tendências positivas e incerteza
Em relação aos serviços, apenas a China registrou queda em exportações. Enquanto China, Japão e União Europeia tiveram importações negativas, o Brasil manteve o aumento de bens e serviços tanto para importações quando exportações.
Para a Unctad, embora as perspectivas para 2023 do comércio global permaneçam incertas, fatores negativos parecem superar as tendências positivas
No segundo semestre de 2022, os preços do comércio internacional de insumos intermediários e bens de consumo comercializados continuaram a crescer, aumentando preocupações com a persistência da inflação global.
Comunicação e produtos farmacêuticos
A Unctad explica que o crescimento do comércio durante o ano passado foi, em grande parte, devido aos aumentos no valor da compra e venda de produtos energéticos.
Apesar do aumento em alguns setores como vestuário, produtos químicos, veículos rodoviários, o valor do comércio no terceiro trimestre de 2022 foi menor do que no terceiro trimestre de 2021 em várias áreas incluindo produtos farmacêuticos, minerais, equipamentos de comunicação e transporte.
Em comparação com o segundo trimestre de 2022, o terceiro trimestre teve um desempenho menor para a maioria dos setores, mas substancialmente maior em vestuário, equipamentos de comunicação e de escritório.