O ator pornô Silver Steele, de 42 anos, foi infectado pela varíola dos macacos e deixou seus seguidores do Instagram impressionados ao mostrar a evolução da doença, de 11 de julho a 1 de agosto, em seu corpo.
“Varíola dos macacos: uma linha do tempo. Estou fornecendo isso a todos vocês para que possam ver um exemplo de como o vírus se parece ao longo do tempo. Meu objetivo com isso não é enjoar ninguém, mas sim, educar. Nem todo mundo apresenta sintomas da mesma maneira, mas mais de um profissional me disse que meu caso é um exemplo ‘clinicamente perfeito’ e está sendo usado em revistas médicas”, explicou.
“A segunda foto sou eu todo sorridente ontem, estou livre do período contagioso. Amanhã vou ver meu médico para tirar tudo a limpo e cortar o cabelo, para me sentir humano novamente! Sintam-se a vontade para compartilhar essa imagem. Espalhem a palavra, não o vírus”, finalizou.
No caso de Stelee, as lesões apareceram somente em uma região do queixo, e segundo o ator, não doem, ele lidou apenas com sintomas comuns de uma gripe.
O tratamento da varíola dos macacos exige isolamento obrigatório para conter a disseminação da doença e é baseado no controle dos sintomas. Ou seja, de acordo com os desconfortos que o paciente pode apresentar, como febre, coceira nas lesões e dor. Segundo a OMS, o tempo médio de incubação da doença é de 6 a 13 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias.
Após as lesões estarem cicatrizadas e passar por uma avaliação clínica de profissionais de saúde, a pessoa está liberada para retomar suas atividades normalmente.
Veja: