Um bebê do sexo feminino surpreendeu a equipe médica durante o seu nascimento, na cidade de Guadalupe, no México. Isto porque ela era portadora de uma condição rara conhecida como “True tail” (cauda verdadeira, em português).
A criança nasceu com uma causa de 5,8 centímetros na região do cócix. O caso foi relatado na revista científica Journal of Pediatric Surgery (Jornal de Cirurgia Pediátrica) e tem ganhado repercussão. Somente 40 casos do tipo foram relatados no mundo até agora.
Apesar da condição, a criança registrou crescimento e ganho de peso adequados, além disso, também foi acompanhada por uma equipe médica durante as oito primeiras semanas de vida, onde foi percebido que a cauda aumentava de tamanho.
De acordo com o relato na publicação científica, a estrutura era “macia”, “coberta por pelos finos” e com uma extremidade “pontuda”. Após o nascimento, os médicos começaram a testar a “cauda” e notaram que a bebezinha chorava sempre que ela era espetada com uma agulha, indicando que havia sensibilidade. Ainda assim, ela não se movia sozinha.
Após estudos, a equipe optou por remover a cauda em um procedimento ambulatorial, com anestesia local e sedação. Depois disso, a criança recebeu alta hospitalar e passa bem. Em 2021, um bebê de Fortaleza, no Brasil, também nasceu com a condição rara. Neste caso, a causa tinha 12 centímetros.