O que era para ser mais uma consulta de rotina resultou em uma descoberta chocante para o vendedor paulista Alessandro Guerra Prudente, de 23 anos. Ao tentar tratar um problema gástrico, o rapaz foi surpreendido pelos médicos com a notícia de que tem importantes órgãos localizados no lado “errado” do corpo.
Exames de imagem mostraram que o fígado, geralmente disposto do lado direito do abdômen, está no esquerdo. O baço, que deveria estar à esquerda, aparece à direita. Com isso, ele recebeu o diagnostico de ‘Situs Inversus’, uma condição rara que atinge apenas 0,1% na população mundial.
“Nunca imaginaria que tinha nascido com os órgãos invertidos […] A médica não estava achando os órgãos onde eles deveriam estar. Quando falei que sentia uma aceleração do lado direito do peito, ela mudou a posição da máquina e viu o meu coração lá. Foi uma surpresa para todo mundo”, lembra o estudante de artes cênicas.
O jovem relata que rapidamente a sala onde o exame estava sendo realizado ficou lotada por outros profissionais da área da saúde que queriam ver as imagens raras. “Eu fiquei muito assustado. Eles perguntam: ‘Você sabia que é uma raridade no mundo?’. Mas eu não sei se isso é bom ou ruim. Não sei se isso pode me trazer alguma complicação no futuro”, pontua.
Sobre a condição
Na maioria dos casos a Situs Inversus não afeta o funcionamento dos órgãos ou interfere na longevidade dos pacientes. Além disso, em regra, pacientes com a condição não precisam ser submetidos a nenhum tratamento ou procedimento para inversão dos órgãos.