CIB aprova recurso para fortalecimento da detecção e controle do câncer no Amazonas
O colegiado deliberou pautas referentes a ações de saúde pública nos municípios do Estado
A Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas (CIB) aprovou, nesta segunda-feira (26/04), durante reunião ordinária realizada na sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a destinação de recursos ao fortalecimento do acesso ao rastreamento, detecção precoce e controle do câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Vamos trabalhar a detecção do câncer e seu rastreamento no início da doença. Isso é importante para que a doença não se desenvolva para o estágio avançado. Ressalto a contribuição dessa ação para o enfrentamento do câncer de mama e de colo de útero, uma vez que esse recurso irá colaborar na redução de indicadores negativos para o Estado do Amazonas”, declarou o secretário de saúde, Marcellus Campêlo.
O incentivo financeiro federal, no valor total de R$ 4.057.902,70, visa a ampliação dos procedimentos das linhas de cuidado do câncer de colo de útero e de mama, na capital e no interior do Estado. O rateio do recurso está previsto na nota técnica da Secretaria Executiva Adjunta de Políticas em Saúde (Seaps) da SES-AM.
A nota propõe que 70% do recurso seja dividido entre a SES-AM e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa Manaus) e 30% partilhados entre os 61 municípios do interior do Estado para execução de ações nas duas linhas de cuidado.
O recurso permitirá o aumento na oferta de exames como mamografia, ultrassonografia da mama, biópsia e peça cirúrgica, exame citopatológico cérvico-vaginal e colposcopia.
Interior – A CIB aprovou a habilitação de 22 leitos de suporte ventilatório pulmonar para atendimento de pacientes com Covid-19 nos municípios de Pauini (1), Tabatinga (2), Maués (5) e Parintins (14). Em Parintins, os leitos habilitados estão no Hospital Regional Jofre Cohen (12) e no Hospital Padre Colombo (2). Conforme o secretário executivo de Assistência do Interior, Cássio Espírito Santo, as solicitações dos secretários municipais foram acatadas, sem divergências.
Panorama – Após a pauta de discussões e pactuações da CIB, o consultor nacional da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Rodrigo Said apresentou o cenário epidemiológico da Covid-19 no mundo e no Amazonas e, também, reforçou a revisão dos planos de contingência de enfrentamento à pandemia e o fortalecimento das ações de vacinação e de comunicação das medidas não farmacológicas.
“Continuamos em alerta em função do cenário epidemiológico da Europa, que pode refletir no Amazonas, e preparando a rede para eventual recrudescimento. Estamos acompanhando os números. A pandemia não acabou e precisamos acelerar a vacinação e realizar as medidas não farmacológicas. A utilização de máscara e evitar aglomerações”, enfatizou o titular da SES-AM.
Sobre a CIB – A CIB é a instância colegiada, que reúne secretários municipais e a gestão estadual, para traçar estratégias e deliberar sobre a execução das ações e serviços de saúde.