Com Programa Criança Feliz, Governo do Amazonas atendeu mais de 146 mil pessoas no estado

Com Programa Criança Feliz, Governo do Amazonas atendeu mais de 146 mil pessoas no estado

FOTOS: Divulgação
FOTOS: Divulgação

O Governo do Amazonas divulgou nesta quinta-feira (22/04), o balanço de dois anos de atendimento do Programa Criança Feliz (PCF), iniciativa voltada à Proteção Social Básica e executada pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas). Cumprindo a orientação do governador Wilson Lima de levar ao máximo de municípios as ações, projetos, programas e serviços socioassistenciais, o PCF atendeu no estado, em 2019 e 2020, um total de 146.013 pessoas, entre crianças e gestantes.

“O Criança Feliz é um programa que é executado no Amazonas com a articulação entre diversas secretarias, como a Seas, SES (Secretaria de Estado de Saúde), Secretaria de Educação e Desporto, Sejusc (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O balanço do PCF na gestão do governador Wilson Lima aponta avanços significativos, uma vez que a iniciativa estimula o desenvolvimento integral das crianças, gestantes e a família num contexto mais amplo”, avalia a secretária estadual de Assistência Social, Alessandra Campêlo.

Conceito – O Criança Feliz é um programa federal executado em parceria com o Governo do Estado, com alcance em 59 municípios do Amazonas – apenas Manaus, Apuí e Santa Isabel do Rio Negro ainda não aderiram à iniciativa. Tem caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Funcionamento – Segundo a coordenadora estadual do PCF, Kelly Tavares, o programa consiste em visitas domiciliares e ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. Envolve, além da própria Seas, as pastas de Saúde (SES-AM); Educação e Desporto; Cultura e Economia Criativa; e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

O Criança Feliz tem como público prioritário: gestantes; crianças de até 3 anos e suas famílias inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; crianças de até 6 anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e suas famílias.

Videoconferência – Nesta quinta-feira, também aconteceu a primeira reunião do Comitê Gestor Estadual do PCF, que reúne Seas, SES, Secretaria de Educação e Desporto, Sejusc, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas). A pauta começou com as boas-vindas à secretária Alessandra Campêlo, e seguiu com as discussões em torno da construção do plano de fortalecimento das ações planejadas nos municípios, visando ao atendimento integral às famílias acompanhadas pelo PCF. Também foi debatida a elaboração do regimento interno do comitê.

Compartilhe nas Redes

últimas noticias