Moradores da zona rural estão participando de uma nova turma do curso de Cuidador Informal de Idoso, promovido pela Prefeitura de Manaus. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e conduzida por profissionais do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso e do Distrito de Saúde (Disa) Rural, a formação iniciou na segunda-feira, 24/6, na escola municipal Professora Neuza dos Santos Ribeiro, ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Pau-Rosa, no ramal homônimo, no quilômetro 21, da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista).
Os comunitários participantes do curso são orientados quanto ao papel do cuidador, cuidados com idosos acamados, primeiros socorros, a importância da atividade física, alimentação saudável e políticas públicas voltadas aos idosos. Também recebem noções sobre processo de envelhecimento, doenças próprias dessa fase da vida e alterações capazes de comprometer a funcionalidade da pessoa idosa, entre outros temas.
O objetivo da formação, conforme a chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da Semsa, Maria Eliny Rocha, é instruir os participantes para um cuidado adequado a familiares e outros idosos de sua convivência, favorecendo um envelhecimento com mais saúde, qualidade de vida e bem-estar.
“Cada comunitário participante do curso terá oportunidade de conhecer sobre o processo de envelhecimento e saber como estimular o idoso que está dentro de sua casa a ser um idoso ativo e saudável”, relata Eliny, que foi também uma das facilitadoras no primeiro dia do curso.
Programação
O curso de Cuidador Informal de Idoso tem carga horária de 20 horas, com quatro horas diárias. Na escola Neuza Ribeiro, a atividade segue até a sexta-feira, 28/6, sempre no período matutino. O Disa rural é o segundo distrito da Semsa a receber o curso neste ano, depois do distrito Leste, onde a atividade foi realizada em maio passado.
A próxima turma da formação está prevista para ocorrer de 5 a 9 de agosto, voltada aos comunitários da zona Norte. Os usuários do Disa Oeste vão receber a formação no período de 16 a 20 de setembro. E, no distrito Sul, o curso será realizado de 23 a 27 do mesmo mês.