Comunitários da zona rural recebem noções sobre cuidado de pessoas idosas em curso da prefeitura

Moradores da zona rural estão participando de uma nova turma do curso de Cuidador Informal de Idoso, promovido pela Prefeitura de Manaus. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e conduzida por profissionais do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso e do Distrito de Saúde (Disa) Rural, a formação iniciou na segunda-feira, 24/6, na escola municipal Professora Neuza dos Santos Ribeiro, ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Pau-Rosa, no ramal homônimo, no quilômetro 21, da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista).

Os comunitários participantes do curso são orientados quanto ao papel do cuidador, cuidados com idosos acamados, primeiros socorros, a importância da atividade física, alimentação saudável e políticas públicas voltadas aos idosos. Também recebem noções sobre processo de envelhecimento, doenças próprias dessa fase da vida e alterações capazes de comprometer a funcionalidade da pessoa idosa, entre outros temas.

O objetivo da formação, conforme a chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da Semsa, Maria Eliny Rocha, é instruir os participantes para um cuidado adequado a familiares e outros idosos de sua convivência, favorecendo um envelhecimento com mais saúde, qualidade de vida e bem-estar.

“Cada comunitário participante do curso terá oportunidade de conhecer sobre o processo de envelhecimento e saber como estimular o idoso que está dentro de sua casa a ser um idoso ativo e saudável”, relata Eliny, que foi também uma das facilitadoras no primeiro dia do curso.

Programação

O curso de Cuidador Informal de Idoso tem carga horária de 20 horas, com quatro horas diárias. Na escola Neuza Ribeiro, a atividade segue até a sexta-feira, 28/6, sempre no período matutino. O Disa rural é o segundo distrito da Semsa a receber o curso neste ano, depois do distrito Leste, onde a atividade foi realizada em maio passado.

A próxima turma da formação está prevista para ocorrer de 5 a 9 de agosto, voltada aos comunitários da zona Norte. Os usuários do Disa Oeste vão receber a formação no período de 16 a 20 de setembro. E, no distrito Sul, o curso será realizado de 23 a 27 do mesmo mês.

Compartilhe nas Redes

últimas noticias