Crimes em Manaus reduzem no primeiro semestre deste ano; violência doméstica registrou aumento de 30%

Oito das nove principais tipificações criminais tiveram redução no número de ocorrências no primeiro semestre deste ano, em Manaus, conforme anunciou, nesta sexta-feira (31), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Único com aumento, o crime de violência doméstica apresentou alta de 30% durante o período avaliado. De 1.487 casos de lesão corporal neste segmento, 1.390 tiveram mulheres como vítimas.

Entre os crimes que apresentaram as maiores reduções, estão:

  • tentativa de homicídio, que registrou 142 casos nos seis primeiros meses de 2019 e 101 no mesmo período deste ano (-28,9%);
  • estupro, que reduziu 28,6%, de 409 casos para 292;
  • e roubo, que teve queda de 20.390 para 17.184 (redução de 15,7%).

Somente no mês de janeiro, mais de 100 mortes foram registradas em Manaus, 60% a mais do que no ano passado, segundo levantamento feito pelo G1. Nos primeiros 16 dias de fevereiro, pelo menos 48 pessoas foram mortas por arma de fogo, arma branca ou agressão física.

O secretário da SSP-AM, coronel Louismar Bonates, atribuiu o aumento expressivo nos dois primeiros meses do ano à guerra entre facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas. Segundo ele, além do trabalho de inteligência da polícia, o período de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus também contribuiu para a redução de ocorrências.

“Os dois fatores influenciaram, tanto na redução de pessoas na rua, isso facilitou o trabalho da polícia. E deu mais tranquilidade também para que as polícias, principalmente a Civil, pudessem fazer as investigações e nós atuarmos mais pontualmente”, explicou, durante entrevista coletiva nesta sexta (31).

Com a redução de novos casos de Covid-19, o número de ocorrências relacionadas a roubos e homicídios voltaram a subir. Diante da situação, ainda segundo Bonates, o trabalho da polícia foi intensificado.

Na Compensa, tivemos ocorrência com dois baleados numa briga entre eles, mas a resposta foi imediata. Ontem a polícia esteve naquela área e seis pessoas foram presas com arma de fogo. Essa é nossa resposta, começou a ter algum fato, nós vamos intensificar”, afirmou.

Queda em indicadores

De acordo com levantamento da SSP-AM, dos chamados crimes violentos letais intencionais (CVLI), houve queda de 3% nos homicídios, com 362 ocorrências de janeiro a junho de 2019 e 351 no mesmo período deste ano. Além de ter registrado a menor queda percentual deste ano, os casos de homicídio também apresentaram a menor quantidade para o primeiro semestre dos últimos sete anos, quando houve 347 ocorrências em 2013, conforme os dados.

Em relação aos casos de latrocínio (redução de 15,7%), foram registrados 19 no primeiro semestre do ano passado, e 16 neste ano. Houve redução, ainda, de 8,3% nos casos de lesão corporal seguida de morte, de 12 para 11 no período comparado, sendo o menor nível desde 2015.

Os casos de lesão corporal reduziram 7,9%, com 3.715 casos registrados de janeiro a junho de 2019, contra 3.423 no mesmo período deste ano. Os crimes de roubo e furto apresentaram redução de 14,5% na média. As maiores quedas foram nos casos de roubo e furto a residências (16%) e a estabelecimentos comerciais (5,5%).

Crédito: Portal G1

Compartilhe nas Redes

últimas noticias