Documentário sobre contaminação por mercúrio na Amazônia abre o festival CineAlter 2022

O CineAlter (Festival de Cinema Latino-americano de Alter do Chão) 2022 terá a exibição do filme “Amazônia, a Nova Minamata?”, documentário do consagrado diretor Jorge Bodanzky, que aborda a contaminação por mercúrio na Amazônia e será a atração de abertura. O festival que acontece do dia 3 ao dia 6 de novembro, na Vila de Alter do Chão em Santarém, no oeste do Pará.

Sobre o documentário 

Percebendo que há algo errado com a saúde de seu povo, Lideranças Munduruku, como Alessandra Korap Munduruku, convidam médicos e pesquisadores para investigar se eles estão contaminados por mercúrio.

O neurologista Erik Jennings e pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) fazem um diagnóstico e revelam os altos índices de contaminação por este metal pesado, tradicionalmente associado à atividade garimpeira de ouro e à destruição da floresta.

O trabalho dos médicos enfrenta resistência dos garimpeiros e até do governo brasileiro para poder apresentar os resultados aos Mundurukus. O longa faz referência à  história de Minamata, no Japão, cuja população sofreu sequelas seríssimas no sistema nervoso central, levando muitos à morte e à geração de crianças com má formação congênita.

CineAlter 2022

O CineAlter é um dos eventos mais importantes do audiovisual na Amazônia e é realizado todos os anos na Vila de Alter do Chão. Serão quatro dias de festival, com atividades de exibição e programação multicultural que envolvem música, desfile, dança e teatro.

Ao todo, 789 produções foram inscritas, oriundas de 21 países da américa latina e outros continentes.

Destes, 42 filmes foram selecionados para serem exibidos na grande tela. Em 2021, o festival mobilizou 8 mil pessoas presencialmente e 10 mil pessoas por transmissão on-line.

O CineAlter é uma realização do Instituto Território das Artes (ITA) e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) em Termo de Fomento com a Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult/PA) e correalização da Associação de Atores, Autores e Técnicos do Teatro de Santarém (ATAS).





Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias