Efeito sanfona: Especialista dá dicas de como emagrecer com qualidade e segurança 

Muitas pessoas que desejam emagrecer rapidamente investem em dietas muito restritivas, nada saudáveis e difíceis de serem sustentadas por longos períodos, e com isso, acabam sofrendo com o chamado efeito sanfona, que é o reganho de peso logo após o processo de emagrecimento.

Muitas pessoas, inclusive, relatam que chegam a ganhar uns quilos a mais do que tinham antes de começar a dieta. Além de prejudicar o metabolismo, essa oscilação de peso pode ser mais prejudicial do que a obesidade, aumentando o risco de doenças como problemas cardíacos e diabetes.

Quem faz o alerta é o médico nutrólogo Dr. Ronan Araujo. Ele também explica que, perder e ganhar quilos com frequência altera o metabolismo de forma considerável e torna cada vez mais difícil manter o peso ideal.

Como ocorre o processo de efeito sanfona: 

O cérebro entende a perda brusca de peso e gordura como uma ameaça a integridade do organismo, como se a pessoa estivesse em um processo de escassez, dessa forma, os mecanismos que favorecem o ganho de peso são ativados.

O metabolismo fica mais lento e o organismo busca recuperar o peso perdido, armazenando mais gordura para “sobreviver”. Quando a dieta acaba e/ou a pessoa volta a comer desregradamente, o corpo absorve rapidamente toda a energia consumida, e a pessoa aumenta o peso novamente.

“A oscilação de peso desequilibra a concentração de hormônios importantes para o controle neural do comportamento alimentar, como a insulina e a leptina. Com isso, o metabolismo fica mais lento e o apetite fica maior,” alerta o nutrólogo.

Estudos comprovam as consequências nocivas do efeito sanfona no organismo e na saúde, indicando uma piora na distribuição da gordura corporal, com mais gordura prejudicial e menos gordura protetora. Isso aumenta o estado inflamatório do organismo, aumentando os riscos do desenvolvimento de diabetes.

Como evitar o efeito sanfona e emagrecer com qualidade?

A melhor forma de emagrecer com saúde e qualidade é evitar tratamentos milagrosos e dietas muito restritivas e radicais, a mudança de hábitos deve ser a longo prazo e não temporária. Quando acontece de maneira consciente, o emagrecimento tende a ser mais duradouro.

“No meu consultório os pacientes perdem peso de forma rápida, porém com qualidade e não proibitiva. Essa forma se mostra superior em vários aspectos, pois pacientes que perdem peso de forma rápida, possuem tendência maior a aderir às mudanças do estilo de vida, se alimentar melhor, começar a praticar uma atividade física, isso acaba se tornando um estimulo ainda maior do que aquele paciente que perde peso de forma muito lenta e que acaba desanimando e desistindo do tratamento,” diz o Dr. Ronan.

Para quem deseja começar a emagrecer com qualidade, não significa que deve restringir a alimentação, você pode comer de tudo, porém com escolhas mais saudáveis e nutritivas sempre que possível.

O nutrólogo também ressalta também que, além da alimentação, fatores como o sedentarismo, estresse e noites mal dormidas podem favorecer o ganho de peso.

Dessa forma, é importante se atentar também na qualidade de vida como um todo, além da dieta equilibrada, atividades físicas, qualidade do sono e atividades que geram prazer são grandes aliados no seu bem-estar e processo de emagrecimento saudável.

“Busque ajuda profissional de um nutrólogo e nutricionista para te auxiliar em tratamentos mais duradouros e eficazes. O acompanhamento especializado é muito mais seguro do que iniciar uma mudança alimentar por conta própria. Proporcione a devida atenção que seu corpo e sua saúde merecem,” finaliza o Dr. Ronan Araújo.



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias