Em Manaus, uma criança de apenas quatro anos, que foi torturado pelo pai e pela madrasta, recebeu alta do Hospital e Pronto-Socorro da Criança, localizado no bairro Compensa, zona Oeste da capital, após passar quase três meses internada. Além da vítima, o casal também era responsável por outra criança de sete anos.
O caso foi denunciado no dia 31 de maio, quando a mãe da criança foi até a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) relatar que o filho estava sofrendo maus-tratos. Segundo a delegada Joyce Coelho, titular da unidade especializada, o menino passava os fim de semana com o pai, e foi relatado que a madrasta pisava no estômago dele, derrubava ele no chão e o enforcava.
Posteriormente, no dia 4 de junho, o menino deu entrada no hospital apresentando vômitos com sinais de que havia engolido uma moeda. Após atendimento médico, a criança retornou para a casa do pai. Já no dia 10 de junho, a vítima voltou ao hospital e a equipe médica descobriu que ele estava com uma tampa de paste de dente na garganta.
“A criança apresenta lesões na região do pênis e na face, e infelizmente não pode falar, pois está em estado gravíssimo, em coma. Nós conseguimos ouvir o irmãozinho de 7 anos da vítima que confirma que a madrasta agredia as crianças, sendo assim, não era a primeira vez que a criança precisava ser levada ao Pronto Socorro enquanto estava sob os cuidados do pai”, ressaltou a delegada.
Prisão dos responsáveis:
Um homem de 31 anos e uma mulher de 28, pai e madrasta da criança de 4 anos, foram presos durante a ‘Operação Acalento 1’, realizada em junho pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Na ocasião, um inquérito foi aberto, e o que era tratado inicialmente como um caso de maus-tratos, foi configurado como um crime de tortura.
Durante o cumprimento do mandado de prisão temporária, que aconteceu na última quarta-feira (17), o casal não foi encontrado na residência onde aconteceram os crimes. Eles foram localizados por uma equipe da polícia na casa de familiares, no bairro Lago Azul, zona Norte de Manaus.