Em Santo Antônio do Içá, agricultores assistidos pelo Idam comercializam mais de R$ 350 mil em alimentos
A agricultura familiar de Santo Antônio do Içá (distante 880 quilômetros de Manaus) movimentou, em 2020, mais de R$ 350 mil com a comercialização de produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O trabalho, acompanhado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) desde a elaboração da proposta até a entrega dos alimentos, já beneficiou cerca de 70 famílias rurais no município.
Ao todo, foram entregues 118 toneladas de alimentos como pimentão, alface, coentro, cheiro-verde, cebolinha, pimenta-de-cheiro, açaí fruto, banana (prata, maçã e pacovã), milho verde, abacaxi, mamão, macaxeira, melancia, pirarucu de manejo, jerimum, couve, repolho, cará roxo, farinha amarela e 55 mil unidades de ovos para instituições socioassistenciais, famílias em situação de vulnerabilidade social e alunos da rede básica de ensino.
De acordo com a gerente do Idam em Santo Antônio do Içá, Gilciane Plácido, os alimentos foram entregues ao hospital Dom Adalberto Marzi, que compartilhou os itens com o hospital Batista do Amazonas e a Casa de Saúde Indígena. Já os produtos entregues para compor a merenda escolar foram doados em cestas básicas para os alunos, visando garantir a segurança alimentar e nutricional durante a pandemia da Covid-19.
Programas – O PAA 2020/2021, gerenciado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), na modalidade compra com doação simultânea, tem como objetivo incentivar a produção local e disponibilizar os alimentos para pessoas em risco de vulnerabilidade social ou em estado de insegurança alimentar e nutricional, cadastradas nos programas locais.
O Pnae oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes da rede básica de ensino. Em Santo Antônio do Içá, o programa é executado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O Idam acompanha todo o processo e auxilia o produtor na participação dos editais destinados ao setor primário.
Ações em outros editais – Ainda no município, 24 piscicultores foram contemplados com a aquisição de aeradores e kits de análise de água. Os equipamentos foram adquiridos por meio de editais da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror) e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).
A entrega dos equipamentos, realizada no início de janeiro, contou com a participação do secretário executivo da Sepa, Leocy Cutrim, e de representantes executivos da administração municipal.