Da Redação
MANAUS – Apesar das denúncias de casos de Covid-19 entre professoreslogo na primeira semana de volta às aulas nesta segunda-feira, 10, na rede estadual de Manaus, os estudantes não estão cumprindo as normas de segurança no que diz respeito ao uso das máscaras de proteção e distanciamento. O Amazonas foi o primeiro estado a retomar as aulas presenciais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram alunos usando as máscaras para cobrir os olhos e o rosto todo. A brincadeira aparece em vários vídeos e imagens nas redes sociais.Máscaras devem ser usadas de modo que cubram o nariz e a boca (Foto: Reprodução)
Outros resolveram usar o humor para criticar o tamanho das máscaras recebidas da Seduc (Secretaria de Educação do Amazonas). O EPI (Equipamento de Proteção Individual) deve ser usado de modo que cubra o nariz e a boca de forma justa ao rosto, sem abertura nas laterais.Máscaras fornecidas aos alunos não se ajustam bem ao rosto (Foto: Reprodução)
Apesar das recomendações do distanciamento mínimo de 1,5 metro, alguns alunos seguem desrespeitando as orientações da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde).Aluna tira a sobrancelha de outra estudante em escola de Manaus (Foto: Reprodução)
Em nota, a Seduc informa que está trabalhando na conscientização de toda a comunidade escolar para o cumprimento dos Protocolos de Saúde.
A secretaria afirma que no ambiente escolar os novos hábitos como lavagem correta das mãos, distanciamento social e uso de máscara, estão sendo reforçados e que está dando condições e informação para que todos possam se prevenir, conforme orientações dos órgãos de saúde.null
Durante todo o processo de retorno às aulas presenciais, as equipes da Seducsão responsáveis pela orientação da necessidade do uso correto das máscaras e obrigatoriedade da mesma dentro da sala de aula. Não é permitida a entrada de estudantes sem máscara.
Quanto às normas de distanciamento dentro das escolas, todas as as unidades estão sinalizadas e orientadas a evitar aglomerações inclusive com as quadras esportivas e áreas comuns fechadas, reforça a nota. Em relação a área externa da escola, a Seduc também orienta a necessidade de evitar aglomerações na frente da escola, mas não é responsável pelos estudantes a partir da saída.
As máscaras seguem um tamanho único e padrão e devem ser usadas de maneira adequada no ambiente escolar, finaliza.Assuntos: Estudantesmanausmáscaras de proteçãoSeduc-AM
Fonte; Amazonas Atual