Dia 5 de setembro será celebrado o Dia da Amazônia em todo Brasil. Para enaltecer a data, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) realizará várias atividades e eventos virtuais. A instituição é referência internacional no assunto, atuando há mais de 12 anos em prol da preservação da floresta.
A primeira ação ocorrerá nesta quarta-feira, dia 2, com o lançamento através das rede sociais da FAS (Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Youtube), da websérie “Missão Aliança Covid-Amazonas” que mostra as ações que a instituição está fazendo, desde o início da pandemia do novo coronavírus, para diminuir os impactos da Covid-19 nas populações ribeirinhas e indígenas, e para quem vive em locais distantes. São imagens sobre as atividades, as dificuldades para atuar na Amazônia e, principalmente, com depoimentos dos beneficiados. Ao todo, a missão Aliança atingiu mais de 32 municípios do Estado, fez mais de 110 ações e beneficiou mais de 4,5 mil comunidades, aldeias e bairros, além de mais de 230 mil pessoas.
Já na quinta-feira, dia 3, às 16h (hora Manaus), a FAS realiza o webinar ”Saúde na Floresta Amazônica”, através do seu canal no Youtube “TV FAS Amazonas”. Tem o objetivo de debater as estratégias de conservação da Amazônia, por meio do empoderamento das comunidades tradicionais, inclusive, em tempo de pandemia do coronavírus. Segundo o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, o evento online apresentará propostas para melhorar o atendimento básico de saúde nas comunidades ribeirinhas e indígenas do Amazonas.
Continuando a programação da semana alusiva ao Dia da Amazônia, a FAS participará do webinar “Investimento Social pela Amazônia”, promovido pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), na sexta-feira, dia 4, das 9h às 12h (hora Manaus). O evento é aberto ao público e para participar, basta se inscrever no site: congressogife.org.br/2020.
Ainda na sexta-feira, dia 4, a partir das 8h30, a Fundação realizará o XXVI Encontro de Lideranças das Unidades de Conservação (UCs). É um evento fechado, mas que fará um amplo debate sobre como está a situação das UCs diante da pandemia da Covi-19 e outros assuntos relacionados às comunidades desses locais.