Fiocruz identifica no Amazonas surgimento de nova variante da ômicron, a BE.9

A rede genômica Fiocruz identificou o surgimento de uma nova variante do coronavírus no Amazonas. Chamada de BE.9, a nova variante trata-se de uma versão da ômicron e pode ser atribuída ao aumento do número de casos no estado. Segundo cientistas, a unidade da Federação tem sido um território sentinela de monitoramento da covid-19.

“O que ocorre no estado tende a se repetir em outras regiões e pode acontecer novamente”, afirmou Tiago Gräf, da Rede Genômica. Ao analisar os resultados encontrados pela equipe do virologista Felipe Naveca, da Fiocruz Amazônia, Gräf lembra que os casos de coronavírus no Amazonas estavam em ascensão desde metade de outubro e subiram de uma média móvel de cerca de 230 casos por semana para cerca de 1.000.

Para investigar o que poderia estar causando o recrudescimento da covid-19 no estado, a equipe de Felipe Naveca realizou o sequenciamento de 200 genomas do Sars-CoV-2 entre setembro e outubro, idenficando, assim, a nova variante. A BE.9 é a evolução da sublinhagem BA. 5.3.1, ou seja, é uma ômicron da linhagem BA.5.

Foto: Reprodução



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias