Funai lança protocolo de saúde para viagens de artesãos indígenas

 A Unidade da Fundação Nacional do Índio (Funai) localizada em São José (SC) definiu um protocolo de saúde e segurança para o deslocamento e a permanência de artesãos indígenas nas cidades turísticas de Santa Catarina durante a alta temporada. O documento reúne recomendações aos indígenas e também ao poder público, a fim de garantir a proteção social e o bem-estar das famílias que anualmente se deslocam das aldeias e se instalam nessas cidades até o final do verão, em março, para comercializar seus produtos.

Acesse a íntegra do Protocolo de Saúde e a Portaria Nº 08 de 14 de outubro de 2020

Aos artesãos indígenas que pretendem se deslocar, o protocolo de saúde e segurança recomenda utilizar sempre máscaras; manter a distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas, e evitar ao máximo aglomerações, principalmente durante a exposição e venda do artesanato; lavar as mãos com água e sabão antes e após se deslocar pelo município para venda de artesanato, e após o manuseio dos materiais; realizar a limpeza do artesanato sempre que necessário e após o manuseio desses itens por outras pessoas.

Também é necessário comunicar imediatamente o surgimento de sintomas aos órgãos públicos responsáveis, como dores no corpo, febre, tosse, dificuldade de respiração, para atendimento e adoção de medidas imediatas, mantendo isolamento social.

Ao estabelecer ainda recomendações para municípios de origem e destino dos indígenas, o protocolo de saúde e segurança mobiliza outras três unidades da Funai na Região Sul: as coordenações regionais em Passo Fundo (RS), Guarapuava (PR) e Chapecó (SC).

 

Com informações da Fundação Nacional do Índio 

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