Hospital João Lúcio ressalta valorização do profissional da saúde para segurança do paciente

Hospital João Lúcio ressalta valorização do profissional da saúde para segurança do paciente

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM
FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM

O Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio realiza, desde segunda-feira (26/04), a Semana de Segurança do Paciente, destacando que a saúde e valorização dos trabalhadores da unidade são pilares na prestação do serviço à população. Nesta terça-feira (27/04), os servidores participaram de uma roda de conversa com psicólogo e momento de relaxamento.

O secretário executivo do Controle Interno da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Silvio Romano, destaca que uma instituição, seja ela de qualquer área, mas principalmente da saúde, tem como base sempre o ser humano, o servidor público, que leva os serviços à população.

“Se nós não tivermos realmente indivíduos que sejam percebidos, sejam compreendidos como seres humanos dotados de necessidades, de anseios, de medos muitas vezes, a gente não vai ter uma instituição que caminha na busca de uma melhoria contínua. O que a gente tem feito é exatamente estimular, dar espaço para que as pessoas sejam percebidas, sejam vistas, não como um número, não como um número de matrícula, mas pessoas, que eles têm espaço para falar. Assim a gente pode construir realmente uma equipe”, ressaltou Silvio Romano.

Durante a roda de conversa de técnicos de enfermagem do João Lúcio com o psicólogo André Braule Pinto, os servidores puderam falar sobre as dificuldades e ser orientados como é importante desabafar para não transferir seus problemas para o paciente.

O psicólogo levantou a questão de que um profissional quando não está bem, não consegue ajudar quem precisa, por conta disso é importante o trabalhador saber identificar esses momentos e buscar ajuda.

A técnica de enfermagem Elizângela Litaiff considerou o momento como uma oportunidade para desabafo dos profissionais e que agora eles sabem que têm um canal aberto com os gestores da unidade para conseguir contornar as dificuldades do dia a dia.

“Agora se abriu essa oportunidade para gente, eu achei muito bom. Eu acredito que nessa parte vamos poder conversar, vamos dialogar, vamos ter um espaço para a gente. Agora eu não vou chegar e contar para minha colega, eu vou lá conversar com eles (diretoria). Eu achei ótimo e espero que seja sempre assim”, contou a servidora.

A profissional ainda falou que busca sempre atender bem todos os pacientes e acompanhantes. “Os meus problemas eu não trago para cá. Nem os acompanhantes e nem os pacientes têm a ver com os meus problemas. Eu deixo na minha casa. Então, se eu estou estressada, eu realmente me retiro, eu dou uma volta e passa, já mudo o meu jeito sempre para melhor, nunca para pior. Não adianta bater de frente porque eu vou perder a minha razão. Conversando, isso é o que vale para mim”, disse.

No final do evento do dia, o secretário Silvio Romano realizou um momento de relaxamento para os profissionais presentes. A programação da Semana do Paciente segue até a próxima sexta-feira (30/04) no Hospital João Lúcio.

Compartilhe nas Redes

últimas noticias