Livro ‘Três Orelhas’ orienta crianças que recebem implante auditivo
Para ajudar as crianças a compreenderem o fenômeno fisiológico que elas passam a partir do implante auditivo, a Prefeitura de Manaus realizou o lançamento do livro “As Três Orelhas”, produzido pela professora e fonoaudióloga, Mariana Pedrett, nesta terça-feira, 1º/12, no hall da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na avenida Maceió, zona Centro-Sul.
“Ela (Mariana) está nos brindando com esse livro. Adquirimos alguns exemplares para distribuir para as crianças do programa e nós estamos apoiando porque é um projeto belíssimo que tem promovido inclusão na rede básica de educação, um dos principais compromissos da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto”, disse a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt.
No evento, foram doados 25 exemplares do livro para os alunos do Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal de Araújo, que participam do Programa de Reabilitação Auditiva para Crianças Usuárias de Implante Coclear (PIC), da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O lançamento seguiu o protocolo de cuidados contra o novo coronavírus, causador da Covid-19, evitando aglomeração, e somente cinco alunos e seus familiares participaram da ação, recebendo a edição autografada pela educadora Mariana. Os outros 20 estudantes devem buscar o livro no CMEE, de acordo com o dia e horário devidamente agendados.
O livro busca despertar a atenção das crianças, para o funcionamento da audição com informações sobre anatomia, fisiologia e cuidados, para não prejudicar o sistema sensorial. As crianças não só poderão aprender e conhecer, como cuidarão mais da saúde auditiva. A ideia da publicação surgiu no início da pandemia, quando não foi possível as aulas presenciais e o atendimento foi realizado a distância.
Quanto ao livro, a fonoaudióloga Mariana Pedrett comenta que tem recebido bastante retorno positivo sobre o material. “Existem crianças que fazem perguntas muito engraçadas como ‘Mãe, foi o martelo que deu o nome para o objeto ou o objeto que deu o nome para o ossinho?’. E são perguntas que levam a criança a refletir como é o sistema auditivo, como ouvimos, como cuidamos dele”, acrescentou.
Para a dona de casa Nayara Silva, 27, mãe da aluna Alice, o livro foi uma proposta muito interessante para trabalhar, porque é muito visual. “Quando a Mariana falou que seria lançado, eu queria muito para a Alice, porque ela gosta muito de histórias. Eu acredito que a importância vai ser para explicar, até para quem não tem problema, como minha outra filha, que acompanha o trabalho com a Alice”, completou.
Programa de Implante Coclear (PIC)
O Programa de Reabilitação Auditiva para Crianças Usuárias de Implante Coclear (PIC) atende atualmente, no turno vespertino, uma média de 25 crianças oriundas de escolas municipais e da comunidade em geral. O público atendido pelo PIC é específico de crianças usuárias de implante coclear, cujas famílias fazem a opção de comunicação verbal com apoio do dispositivo eletrônico. Dessa forma, o objetivo do programa é prestar atendimento em equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogo especializado em reabilitação auditiva, acompanhamento psicológico para apoio quanto às expectativas de fala e comunicação.
Além de suporte da psicopedagoga Carlene Martins, em relação aos aspectos ligados à alfabetização, o programa assiste crianças pequenas com atendimento de estimulação precoce, de 3 anos de idade até adolescentes de 13 anos.
A psicóloga Paula Freitas explicou que o programa funciona não apenas com as crianças, mas envolve as famílias também. “A gente os instrumentaliza com informações para que eles continuem o trabalho em casa. O implante envolve toda a família, é importante a psicologia dentro do programa para trabalhar essas questões que estão ao redor”, disse Paula, que acrescentou, ainda, que durante a pandemia esse laço com as famílias foi estreitado, porque eles passaram a ser responsáveis diretos pela terapia.
“Os pais acabaram sendo nossos coterapeutas, porque o som que sai do computador e do celular, não é o mesmo que ao vivo, e com ajuda das famílias conseguimos dar continuidade ao trabalho e ver uma proximidade das famílias, que se assimilaram ao processo da terapia, aprendendo muito mais, porque eles faziam as práticas das orientações”, finalizou.
Texto – Alexandre Abreu / Semed
Fotos – Altemar Alcântara / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmSvykJ8
Notícias relacionadas
Educação
Aprovados em concurso começam a tomar posse na Semed
Educação, Esporte
Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo inicia jogos adaptados
Educação
Professores da rede municipal de ensino recebem certificação do Pnaic
Educação, Esporte
Alunos da zona Norte participam de ‘Olimpíadas do Dentinho’
Educação, Notícias
Mais de oito mil alunos serão beneficiados com a Campanha Municipal Sorriso na Escola
Educação
Educadores da área rural iniciam atividades de 2017 com Jornada Pedagógica
Educação
Professores das escolas do Rio Negro passam por formação em metodologia do ensino híbrido
Educação, Transporte
Cadastro e recadastro da meia passagem iniciará no dia 16 de janeiro
Educação
Quase 97% dos bolsistas indicariam o Programa Bolsa Universidade e 75% sentem-se preparados para o mercado, aponta pesquisa da Ufam
Educação
Rede municipal realiza prova eletrônica para alunos do 9º ano e da quinta fase do EJA
Educação
Mais de 6 mil alunos da rede municipal serão beneficiados com projeto de leitura
Educação
Prefeitura abre ano letivo para 2,3 mil alunos de escolas rurais
Educação
Gerência de Creche da Semed realiza programa de orientação a pais de alunos
Educação
Matrícula de novos alunos na rede pública de ensino começa nesta sexta-feira
Educação
Prefeitura paga 70% a mais que o novo piso nacional para os professores da rede municipal
Educação, Matrículas
Começam matrículas de novos alunos para Educação Especial do município
Educação
Centro Municipal de Artes Aníbal Beça abrirá inscrições para 300 vagas em cursos livres gratuitos
Educação
Prefeitura anuncia resultado do último remanejamento do Bolsa Universidade
Educação
Matrículas presenciais iniciam em mais de 700 escolas públicas de Manaus
Concurso, Educação
Semed convoca professores e pedagogos aprovados em concurso público e processo seletivo
Concurso, Educação
Aprovados no concurso e PSS da Semed começam a tomar posse
Educação
Mais de 80% dos pais de novos alunos da rede municipal não precisaram sair de casa para garantir a vaga dos filhos
Educação
Gerentes e assessores pedagógicos da rede municipal participam de Jornada Pedagógica
Educação, Obras
Reconstrução de muros de escolas municipais está acelerada
Educação
Prefeitura começa a distribuição da merenda escolar para as 492 unidades de ensino
Educação
Diretores de escola assinam Pacto pela Melhoria e Qualidade da Educação
Educação
Semed apresenta metas pedagógicas para 2017
Educação
Escolas municipais da zona Rural de Manaus recebem novas lanchas escolares
Educação
Prefeitura e Defensoria entram em acordo quanto à convocação de aprovados em cadastro de reserva no concurso 2014 da Semed
Educação
Rede municipal de ensino inicia o ano letivo com mais de 240 mil alunos