O candidato ao senado, Luiz Castro, que esteve nos estúdios do programa Encircuito, na última quinta-feira (4), relembrou sua candidatura nas eleições de 2018, quando tentava uma assumir uma das duas vagas ao senado em Brasília. Ele que já passou pelas secretarias de educação (Seduc) e de produção rural (Sepror), ficou em 3º lugar entre os mais votados.
“Me senti muito honrado, sinto até hoje, muito grato a todos esses cidadãos que votaram no Luiz Castro nas Eleições de 2018 (…) A gente não vai se deixar abater por uma derrota eleitoral, mas que na verdade foi uma vitória política. Muita gente não acreditava nós pudessemos ter essa votação.” disse o candidato.
Luiz Castro afirma que não conseguiu alcançar a ‘tão sonhada vaga’ por conta das pesquisas eleitorais do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), agora extinta, que manipulava as pesquisas jogando-o para o 6º lugar da disputa, e falta de recursos para viajar à outros municípios do interior do Amazonas para realizar campanha.
“As pesquisadas manipuladas, infelizmente, as pesquisas que temos até hoje, não são confiáveis, a maioria delas”. afirmou.”Na verdade há uma característica, era o mais calmo de todos aqueles que estavam ao meu redor em relação ao resultado da minha eleição”, lembrou ele.
Castro já foi prefeito do município de Envira por dois mandatos, na época Castro tinha 24 anos. Em sua trajetória na política, chegou a ser Secretário de Estado na Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), e presidente de diversas associações. Luiz Castro passou por 5 mandatos como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) nessas Eleições, Castro mostra apoio ao candidato à presidência da república Ciro Gomes, e à candidata Carol Braz ao governo. “O PDT também me apresentou, não só o Ciro, mas um plano para o Brasil. Eu vejo muita discussão apaixonada, esquerda contra direita, direita contra esquerda, um acusando o outro de todos os erros que o Brasil tem, e todos os problemas, mas vejo pouca proposta de solução, coisas que podem solucionar os problemas do Brasil”. O candidato afirma que para se ter uma mudança no país é preciso concentração nas ideias, e não brigas e confusões difamando um ao outro. Para ele, o PDT vêm com propostas inovadovadoras.
O ex-prefeito de Envira ressalta que em seu mandato, se caso eleito, vai promover diversos benefícios a serviço do povo, e vai buscar ouvir a população, não quem está em cargos mais altos. A favor da proteção de crianças e adolescentes, Castro vai defender a causa. O ex-deputado estadual combate a pedofolia, abusos, agressões e a sexualidade infantil.
“O senador tem que também ser um agente de atrativo de investimentos, fortalecer a Zona Franca mas também trazer alternativas complementares. O senador tem que ser um senador do turismo, ele tem que conversar com autoridades turisticas, ele tem que ser um proponente do turismo na Amazônia, então tem muita coisa para fazer, que não está sendo feito ainda, eu espero se Deus quiser chegar lá”, ressaltou.