Mais de 250 grávidas e puérperas são vacinadas nas maternidades estaduais

Cerca de 270 grávidas e puérperas foram vacinadas contra a Covid-19, em uma semana, em sete maternidades públicas do Amazonas.

No Estado, o imunizante está sendo disponibilizado, nas maternidades, para as mulheres que buscam esses serviços e que ainda não foram imunizadas.

Até o momento, 5,4% das 43 mil grávidas e puérperas elegíveis para a vacina completaram o esquema vacinal (receberam as duas doses ou a dose única do imunizante) e 33% receberam a primeira dose. As informações são da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Locais

Em Manaus, segundo a Prefeitura de Manaus, são 40 locais de vacinação, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde as grávidas fazem o pré-natal. Os locais podem ser conferidos no link.

Nas UBSs, a vacinação segue a regularidade da imunização habitual das gestantes na rotina do pré-natal. A vacina está disponível para grávidas, em qualquer momento da gestação, e para puérperas, mulheres com até 45 dias após o parto.

As vacinas indicadas para esse grupo são as produzidas pelos laboratórios Sinovac/Butantan (CoronaVac) e Pfizer/BioNtech (Comirnaty).