Foram rastreadas 9,5 mil crianças menores de 1 ano de idade com atraso no calendário básico de vacinação em Manaus, por meio das equipes de telemonitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A busca ativa desse público foi incluída na rotina da gerência do Telessaúde da Semsa, em maio deste ano, para mobilizar mais esforços na ampliação da cobertura vacinal infantil na capital.
O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, informou que o Telessaúde fortalece as ações desenvolvidas presencialmente pelas equipes da Estratégia Saúde da Família e possibilita o alcance de um número maior de usuários. Os operadores obtêm a identificação da criança com atraso vacinal e os contatos telefônicos a partir do dashboard Tele Imunizações, desenvolvido pela Semsa, que cruza dados do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).
Vacinas
As equipes, formadas por médicos e enfermeiros, trabalham para identificar crianças com atraso nas doses da pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo haemophilus influenzae, tipo B) e contra a poliomielite, ambas monitoradas pelo Ministério da Saúde a partir do Previne Brasil, e também com atraso na tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).
Para reforçar a ação, as equipes do Telessaúde também irão atuar nos sábados, estimulando a população a buscar os serviços de saúde disponibilizados pela Semsa. Mais informações sobre endereços, horários e serviços disponíveis podem ser consultadas no site da Semsa e nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook).