Ainda que não estejam se convertendo em mortes, explosão de novos doentes preocupa
Da Redação do BNC Amazonas
O boletim de controle do coronavírus (covid) desta quinta-feira (30) informa que 447 pessoas foram infectadas pelo vírus no Amazonas.
Sao 328 de Manaus e 119 no interior do estado. E aqui, um dado importante: Parintins tem mais que o triplo de casos (45) que Itacoatiara (18), o segundo município em casos novos nas últimas 24 horas.
A cidade do festival do boi-bumbá, por consequência, foi também na última semana de junho a da farra das aglomerações. Que o digam as galeras azul e vermelha.
Embora o boletim não faça nenhuma referência a isso, é razoável supor que Manaus e Parintins sofram a maioria de novas vítimas do vírus nos próximos dias.
Nessas últimas 24 horas, contudo, não há registro de morte pela doença.
Esses quase 500 novos casos de coronavírus são preocupantes para o sistema de saúde, levando em conta que há vários meses os casos diários estavam abaixo de dez, na média.
Dessa maneira, o Amazonas contabiliza quase 600 mil infectadas desde o início da pandemia, em 2020. Ressalte-se, todavia, que esses são os dados oficiais do governo, que não incluem, pois, a subnotificação daquele que adoeceu e se tratou por conta própria.
Há hoje, por exemplo, mais 1.453 confirmadas com o vírus que são tratadas em casa. Não eram, portanto, casos que exigiam internação.
Entretanto, esse não é o caso de 37 infectados, que estão hospitalizados em Manaus.
Desses, cinco em UTI.
Nos demais 61 municípios, há sete internados.
Um detalhe sobre os internados na capital, de acordo com a FVS:
Dos 37 hospitalizados, 15 não tomaram a vacina contra a covid. Nenhuma dose. E nove ficaram só na primeira dose.