A abertura oficial da campanha acontece no dia 4 de dezembro, às 17h no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus. Com o slogan “Faça o teste! Viver sem dúvida é melhor”,  a campanha busca dar maior visibilidade à importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento, além de incentivar práticas saudáveis para uma maior expectativa de vida.

Este ano a programação do Dezembro Vermelho contará com simpósios, palestras, oferta de testes rápidos, distribuição de preservativos e material informativo, além de uma caminhada de conscientização.

Durante todo o mês de dezembro, a campanha se estenderá para os demais municípios do Interior do estado, por meio de ações de prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce do HIV e outras IST para a população.

Além da entrega de preservativos masculinos e femininos, serão distribuídas, nas ações de conscientização, mais de 13.000 unidades de material informativo, como flyers, cartazes e faixas. 

Mais acesso aos diagnósticos – Segundo o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, as ações de sensibilização ocorreram durante todo o ano de 2019, com campanhas de Carnaval, semana de diagnóstico precoce do HIV e ainda demais campanhas de outras infecções sexualmente transmissíveis, como hepatites e sífilis. O diagnóstico precoce do HIV também foi descentralizado, com a ampliação da oferta de testes rápidos em três novos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) inaugurados ao longo de 2019.

“Além da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, nosso centro de referência, estamos agora no Caimi Ada Viana, na Policlínica Gilberto Mestrinho e na Policlínica Colônia Antônio Aleixo, facilitando o acesso á população”. 

Até outubro os três CTAs realizaram 7.396 testes rápidos, sendo que 61 deram positivo para HIV, 110 para sífilis e 19 para hepatites virais. Em todos, os casos positivos os pacientes receberam orientações e foram encaminhados às unidades para tratamento.

De acordo com Evelyn César Campelo, enfermeira da Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, a demanda nesses serviços tem sido alta desde o início de suas atividades. “As pessoas têm procurado bastante as unidades, o que é muito bom, porque mostra que nosso objetivo está sendo alcançado, que é o de conscientizar a população da importância do diagnóstico precoce para HIV, sífilis e hepatites B e C”.

Casos registrados – Com o aumento da oferta e facilidade na realização de testes rápidos, também aumentou o número de diagnosticados de HIV notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), confirmando a tendência de crescimento dos últimos anos. Em 2019, no período de janeiro a setembro, foram notificados 1.137 novos casos de HIV em adultos em todo o estado do Amazonas. Destes, 846 foram notificados no município de Manaus, representando 74% dos casos. A faixa etária mais acometida, segundo as notificações, é de 20 a 34 anos de idade.

“Quanto mais rápido o diagnóstico, mais eficientes serão nossas políticas de combate ao HIV/Aids e tratamento da doença para a quebra do ciclo de transmissão”, diz Evelyn Campelo, ressaltando que a campanha servirá para divulgar os serviços.

Tratamento – A rede pública de saúde em Manaus possui sete unidades, distribuídas nas diferentes zonas da cidade, para acompanhamento das pessoas vivendo com HIV/Aids, sendo seis Serviços de Assistência Especializada (SAE) localizados na Fundação de Medicina Tropical; Fundação Alfredo da Mata; Policlínica Doutor Antônio Comte Telles, no São José;  Policlínica Raimundo Franco de Sá, no Alvorada; Policlínica Dr. Antônio Reis, no São Lázaro; e Policlínica Cardoso Fontes, no Centro, além da  Unidade Básica de Saúde (UBS) Arthur Virgílio  Filho, no bairro Novo Aleixo.

No interior, os municípios de Parintins, Tabatinga, Tefé, Coari, Itacoatiara, Benjamin Constant e Maués também contam com SAE. Nos demais municípios, os pacientes contam com o suporte das UBS’s e, para atendimento de alta complexidade, é encaminhado para  a FMT-HVD, unidade de referência que atende a toda demanda do estado.

Dia Mundial de Luta Contra Aids – Celebrado anualmente em 1º de Dezembro, a data tem o objetivo de sensibilizar a opinião pública para as questões relacionadas à prevenção e o controle do HIV/Aids, bem como reduzir o preconceito, a discriminação e promover o respeito e a garantia dos direitos à saúde de todas as pessoas que vivem com HIV (PVHIV).