A cantora Margareth Menezes foi convidada para assumir o Ministério da Cultura do futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi confirmada pela assessoria da artista, que informou ainda que não há definição se Margareth aceitará assumir a pasta.
Publicado pelo Correio Brasilense, “O posicionamento que temos é de que sim, houve o convite para a pasta, mas não há nada definido ainda”, diz a nota. Segundo reportou a Veja, porém, fontes da transição disseram que o convite foi aceito. Margareth integra o GT de Cultura e é uma das atrações anunciadas para o show da posse, em 1º de janeiro. A recriação do Ministério da Cultura é uma das promessas de campanha de Lula.
Margareth é o nome favorito da futura primeira-dama, a antropóloga Janja da Silva, para a pasta. Segundo informações dos bastidores, Lula quer que uma mulher negra assuma a pasta, cumprindo a promessa de escalar uma equipe plural em seus ministérios. “Vai ter mulher, vai ter homem, vai ter negros, vai ter índios, ou seja, nós vamos tentar montar um governo que seja a cara da sociedade brasileira”, disse o presidente eleito na última sexta (9/12).
Margareth, também conhecida como Maga, tem mais de 30 anos de carreira, 10 álbuns e quatro indicações ao Grammy. Ela também atua em projetos sociais e de fomento à Cultura, como a ONG Associação Fábrica Cultura, criada pela cantora, e é embaixadora do Folclore e da Cultura Popular do Brasil IOV/Unesco. Margareth também foi reconhecida em 2021 como uma das 100 personalidades negras mais influentes do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU).