No mês de abril de 2022 foi realizado em Manaus, a primeira edição da “Mostra Intercultural de Moda Indígena”, sendo o primeiro Desfile de Moda Indígena do Brasil, que apresentou mais de 32 estilistas de 15 grupos étnicos em Manaus.
O projeto foi realizado pela empresa Seanny Artes Produções e idealizado pelas artistas amazonenses Seanne Oliveira e Rebeca Ferreira, ambas de descendência Munduruku.
Como continuidade do projeto, que tem o intuito de qualificar indígenas para atuarem no ramo da Moda, uma versão “pocket” e exclusiva será apresentada no dia 03 de Setembro de 2022.
A temática dessa edição é “Alfaiataria Amazônica: Grafismos e Identidades Indígenas no Cenário Contemporâneo” que tem como objetivo mostrar para o público que a Moda Indígena pode ser usada para alcançar todos os corpos, gêneros, raças numa linguagem de pluralidade e união de todos os povos.
O evento conta com a participação de nove ateliês indígenas e amazônicos assinados pelo Ateliê Seanny Artes, Ateliê Natty Ticuna, Ateliê Eli Oliver, Ateliê Eliete Bindá, Ateliê Vida em Artes Neide Miranha, Tesoura de Ouro Ateliê, Ateliê Eliza Sateré, Ateliê Luana Mourão e Ateliê Lia’s.
Sendo mulheres das etnias Munduruku, Tikuna, Kulina, Miranha, Tukano e Sateré-Mawé.
A edição pocket será realizado no Salão Sehann’s Eventos e conta com o apoio do Bahserikowi’i Centro de Medicina Indígena e do Cacique Geral do Parque das Tribos Ismael Munduruku.
E envolve a equipe de profissionais da MI Moda Indígena, como a Influencer Indígena Lucila Melgueiro da etnia Baré, Hanna Vasconcelos, Sandra Cunha e Deborah Silva.
“É a continuidade desse projeto incrível que alcançou várias comunidades indígenas e
apresentou ao mundo o potencial dos povos originários da Amazônia. Esse projeto nasceu do coração de Deus e com a criatividade da minha mãe, a Estilista Seanny Artes, pudemos
desenvolver programas de ensino e renda para os nossos parentes indígenas. O Desfile de Moda é apenas o resultado de muito tempo de trabalho árduo e voluntariado nas comunidades”, comenta Rebeca Ferreira.
Programação
O Desfile de Moda conta com a presença ilustre da cantora de jazz Karine Aguiar, parceira do evento, que fará uma apresentação musical exclusiva em homenagem aos indígenas do projeto MI Moda Indígena. Teremos uma apresentação de dança do grupo indígena Kaxiri na Kuia.
E também com uma degustação para os convidados de uma culinária inteiramente amazônica indígena, assinado pelas chefs Elizabeth Vasconcelos e pela Natália Tikuna da comunidade Porto do Cordeirinho de Benjamin Constant. Além de exposição de artesanatos e biojoias.
Com informações da assessoria