Neste dia dos pais, conheça quatro incríveis histórias

O Dia dos Pais é uma data bastante celebrada por muitas famílias. A data também refere-se ao comércio, sendo a terceira data comemorativa que mais lucra o comércio, atrás somente do Natal e Dia das Mães. Celebrado no segunda domingo do mês de agosto, o dia dos pais desse ano é mais que especial, pois o periódo pós-pandêmico trouxe novas histórias para contar: pais de primeira viagem, pais a distância, filhos que seguiram a carreira do pai, e dentre outros.

Em 2022, quase 1/3 dos homens se tornaram pais, pois no ano anterior o nível de natalidade aumentou muito, e claro o jornalista Lenadro Albuquerque afirma que sua primeira experiência como pai de primeira viagem foi desafiador, pois não imaginava o quanto dava trabalho criar uma criança, inclusive uma bebê, é preciso o máximo de atenção. Leandro não esconde a satisfação de ter sua filha por perto.

“Quando você vê aquele olhinho de agradecimento, mesmo que eles não falem, grato por tudo, pelo chamego, pelo colinho, e dá aquele suspiro felicidade é realmente algo que te deixa emocionado, eu já chorei várias vezes porque é algo que você convive, as vezes ela tá chorando ali e só de vocês pegar ela no colo, tranquilizá-la, e só de você está carregando ela e ver que parou de chorar isso já te emociona e não tem explicação”, diz ele.

Foto: Arquivo Pessoal

O relacionamento entre pais e filhos já inicia no momento em que uma mulher gesta um bebê, o amor paterno já nasce no positivo para uma gravidez. Leandro é a prova viva de que o amor paterno é incondicional, mesmo que o processo inicia-se tão precocemente, pois o relacionamento com sua atual esposa iniciou há 1 ano atrás.

Muitos filhos crescem e resolvem seguir a carreira do pai, sendo na música, no esporte, na dança, nas artes marciais e dentre muitas outras modalidades. Não é diferente para o cantor amazonense Nunes Filho, seus filhos Guto Lima e Bernardo Nunes seguiram a carreira musical do pai. Quem nunca ouviu um “Chifre Não é Asa” ou “Estou Subindo Pelas Paredes”? Ambos quase não aparecem juntos na mídia, mas quando surgem, ninguém imagina a parentalidade dos dois.

“Na infância meus dois filhos, começaram a tocar com aquelas revistinhas que ensinam a tocar, com um teclado aprenderam tocar a música do ‘Parabéns pra você’, desde daí eles foram crescendo a passaram a aprender a tocar violão. Já depois de adulto, os dois começaram a cantar comigo e fui insistindo que graças a Deus hoje deu no que Deus, e os dois já fazem sucesso. Um já é reconhecido por aqui no Amazonas, e o outro também já está seguindo pelo mesmo caminho”, afirma o cantor.

Foto: Reprodução/ Instagram

 

Foto: Reprodução/ Instagram

Apesar de fazer parte de uma família famosa na cultura amazonense, os compromissos, as viagens e as agendas de show acaba distanciando um do outro, e isso acaba dando aquela sensação de saudade. Há pais e filhos que estão há anos morando separados, mas o sentimento continua sempre o mesmo. É o caso de Juan Martinez Mitta, natural de Uruguai, mas atualmente mora no município de Manaquiri (distante 54.04 km de Manaus). O pai coruja tem três filhos: um mora em Manaus, um na Suiça e outra na Alemanha. A partir do momento em que se encontram é uma festa só.

“Nossa separação, do mais velho, já é praticamente 17 anos, e minha filha seu mudou faz 3 anos. Não teho um contato esporádico com o meu mais velho porque ele não gosta muito de tecnologia, já com a minha filha, converso pelo whatsapp, faço vídeochamada. Então a gente vai matando essa saudade aos poucos, e claro não pessoalmente. Busco acompanhar o crescimento das minhas duas netas, graças a Deus nós temos um planejamento muito bom, que nesse último mês eu consegui viajar pra ver minha filha casar na Alemanha”, relembra o uruguaio.

Foto: Arquivo Pessoal

Para Juan, ser pai a distância está sendo tranquilo, pois seus filhos já são adultos e estão querendo viver suas vidas, cada um honram com amor a criação de seu pai, mesmo com as dificuldades da vida, os criou com muita sabedoria e confiança, para que um dia, se fossem embora, pudessem retribuir tudo o que receberam de seu pai.

O Dia dos Pais também é sinônimo de saudade, muitas famílias infelizmente perderam seus patriarcas. Com a chegada da pandemia de Covid-19, o número aumentou de uma forma alarmante, e muitos pais de família perderam suas batalhas para a doença. Há pais que partiram de uma outra forma, e o pai da jornalista Rebeca Santos, o policial militar da Banda da Policia Militar, Sérgio Ramos, levava uma vida tranquila até que de repente falece de uma forma trágica. A jovem demonstra o seu amor pelo pai em forma de saudade.

“Sempre tivemos uma boa relação como pai e filha, uma relação de amizade, cumplicidade. Passávamos o Dia dos Pais com um grande almoço, família reunida em casa. Ou saíamos para comer fora. Sinto muita falta desses momentos, sinto saudade do meu pai, que partiu tão cedo e de maneira tão trágica. Gostaria que fosse só um sonho ruim, daqueles que a gente acorda e agradece por ter sido só um sonho”, lamenta a jovem.

Foto: Reprodução/ Instagram

Sérgio morreu em 2018, mas seu legado permanece em sua família para sempre, principalmente de sua tão amada e querida filha, que lembra com carinho de todos os bons momentos que passaram juntos.