A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que todos os presos da Operação Custo Político foram transferidos e passaram o dia no Centro de Detenção Provisório Masculino 2 (CDPM), única unidade do sistema prisional para homens do Amazonas que não apresenta superlotação.
Comida do presídio
A Seap informou que os ex-secretários de Estado Wilson Alecrim, Pedro Elias (Susam); Evandro Melo (Segov e irmão do governador José Melo); e Raul Zaidan (ex-chefe da Casa Civil) se alimentaram com a refeição fornecida no presídio para todos os detentos do CDPM 2.
Segundo a Seap, para receberem visitas e alimentos da família, é preciso um cadastro que ainda não foi feito para os presos da Custo Político.
Sem superlotação
Inaugurado há cerca de três meses, o CDPM 2 é único presídio do Estado, para homens, que não tem excedente de presos. Segundo dados atualizados pela Seap na quinta-feira, dia da operação, no local há 571 vagas e 262 presos. No CDPM 1, outro centro de detenção provisória para presos não condenados, há 591 presos a mais. São 614 vagas para 1.250 presos.
Pedidos especiais
A OAB-AM pediu, na quinta-feira, que Raul Zaidan não fosse presos no mesmo ambiente que outros detento como medida de segurança defendida para todos advogados. A família de Wilson Alecrim também informou que ia pedir cela especial em função da condição de saúde do ex-secretário que está em tratamento de um câncer de próstata.
Foragido
Com decreto de prisão preventiva decretado, o ex-secretário de Estado Afonso Lobo até o final da tarde desta quinta-feira, dia 14, ainda não havia se apresentado à Superintendência da Polícia Federal, conforme anunciou a defesa dele na manhã desta quinta.
Foto: Divulgação