Obras de implantação do pavimento rígido na Colônia Oliveira Machado chegam a 50% de conclusão

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensifica, nesta quinta-feira, 22/9, as obras de implantação do pavimento rígido no cruzamento das avenidas Presidente Kennedy e Rodrigo Otávio, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul da capital, nas proximidades do porto Chibatão. A obra está com 50% de sua conclusão e dentro do prazo de quatro meses para realização.

No local, onde normalmente ocorrem problemas de infraestrutura, devido ao grande tráfego de veículos pesados, especialmente caminhões com contêineres, que fazem a rota do porto Chibatão até as empresas do Distrito Industrial, as equipes da prefeitura já realizaram os serviços de terraplanagem, com recuperação da base e sub-base do solo.

Em seguida, foram colocadas uma camada de concreto e duas de ferro para garantir a sustentação. Nessa fase da obra, as equipes de engenharia aguardam a cura do concreto (procedimento que visa retardar a evaporação da água empregada na preparação da mistura, permitindo assim a completa hidratação do cimento), com duração média de 7 a 21 dias. A primeira camada foi feita com concreto CCR (Concreto Compactado a Rolo), e na última, será implantado concreto de 35 Mpa (Mega Pascal), de alta resistência.

O titular da Seminf, Renato Júnior, afirma que a obra é feita de forma cautelosa e com materiais de qualidade, para garantir a durabilidade.

“Aqui dificilmente o asfalto tinha durabilidade, por conta do intenso tráfego de veículos pesados. Nossas equipes de engenharia fizeram um estudo e, antes da implantação do asfalto, realizaram toda a preparação do solo, para evitar a formação de buracos. Seguimos a determinação do prefeito David Almeida para atuarmos com responsabilidade e, principalmente, utilizando materiais de qualidade, permitindo assim o tráfego de veículos pesados sem o comprometimento na infraestrutura da via”, afirmou o secretário.

A prefeitura atua na recuperação de vias em toda a capital, especialmente ruas de grande tráfego de veículos pesados e locais de intenso transporte de cargas, como as vias próximas aos portos, vias do Distrito Industrial e da zona Leste de Manaus.



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