Palestra online da FVS capacita 243 profissionais para retorno seguro de atividade escolar no Amazonas

Palestra online da FVS capacita 243 profissionais para retorno seguro de atividade escolar no Amazonas

FOTO: Catarina Sampaio / FVS-AM
FOTO: Catarina Sampaio / FVS-AM

Para garantir o retorno das atividades educacionais particulares com segurança, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) capacitou, em palestra online, na sexta-feira (12/03), 243 profissionais da rede privada de educação infantil, sobre as medidas preventivas à Covid-19 e, também, sobre o monitoramento de casos suspeitos de infectados pelo novo coronavírus em ambiente escolar.

Os participantes representaram 81 escolas de educação infantil (de 0 a 5 anos de idade) associadas ao Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM). Foram três participantes por instituição de ensino.

A palestra contemplou o fluxo de notificação de casos suspeitos e monitoramento de confirmados integrantes da comunidade escolar com covid-19. “Não foi registrado nenhum surto de covid-19 no ambiente educacional. Por isso, é importante que gestores e professores participem para manter bons resultados”, afirmou o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes.

A palestrante e coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECCIS/FVS), enfermeira Evelyn Campelo, apontou que a notificação de casos de Covid-19 ocorre em tempo real. “Após o registro, a FVS inicia a investigação com testagem, visita na casa do suspeito e identificação de suspeitos contatados pelo infectado”, detalhou.

A enfermeira acrescentou que reafirmou as orientações do protocolo sanitário para retorno das atividades educacionais com segurança, como distanciamento social, casos de indicações de uso de máscaras e afastamento de infectados do ambiente escolar. As orientações completas podem ser acessadas em https://bit.ly/38zQRbz.

Vigilância Ativa – A Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECCIS/FVS) realiza a Vigilância Ativa nas Escolas com o objetivo de detectar precocemente, isolar, orientar e monitorar possíveis infectados com o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em integrantes da comunidade escolar.

Em 2020, foram 254 notificados por gestores de 99 escolas da rede estadual no período entre 13 de agosto a 6 de novembro de 2020. Do total de notificados, 207 (81%) foram professores, 9 (4%) foram alunos e 38 (15%) foram profissionais de outras categorias, como assistentes administrativos e merendeiras. Os nove alunos, que apresentaram sintomas gripais, foram descartados para Covid-19 por meio de testagem de detecção via exame RT PCR.

Retorno – Por meio do Decreto nº 43.520, o Governo do Amazonas autoriza a realização de atividades da rede particular de ensino, desde o dia oito de março, para creches e instituições de educação infantil particulares, com metade da ocupação das salas.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição atua na linha de frente do enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Amazonas. A FVS-AM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

Compartilhe nas Redes

últimas noticias