O perfil oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Twitter foi hackeado na tarde da última segunda-feira (1º), primeiro dia do início da coleta dos dados do Censo 2022.
A primeira postagem feita no perfil após a conta do IBGE ter sido hackeada fazia propaganda de uma carteira virtual de criptomoedas e NFTs.
Os demais perfis do instituto nas redes sociais seguem funcionando normalmente. Procurado. Em nota aos questionamentos, o IBGE declarou que seus sistemas não foram hackeados e a recuperação das publicações já foi realizada.
O Censo Demográfico 2022 começou na última segunda-feira (1º) nos 5.570 municípios do país. Os mais de 183 mil recenseadores do IBGE visitarão 75 milhões de domicílios até outubro. A estimativa é que sejam contabilizadas cerca de 215 milhões de pessoas.
O maior e mais importante levantamento de dados sobre as condições de vida da população brasileira estava programado para acontecer em 2022, mas teve de ser suspenso duas vezes, pela pandemia de Covid-19 e, depois, pela falta de recursos.