A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), cumpriu na terça-feira (11/11), dois mandados de prisão temporária de Edivan Araújo dos Santos, 35, e Luiz Fernando Colares de Souza, 29, conhecido como “Serebo”, envolvidos homicídios qualificados distintos, praticados este ano, na zona leste de Manaus.
O delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, informou que Edivan está envolvido na morte de Evanildo Pereira Frota, que tinha 37 anos, ocorrida em 1º de janeiro de 2024, durante uma briga em um bar no bairro São José Operário. Em relação ao segundo caso, Luiz Fernando invadiu no dia 1° de agosto, a casa de Marcelo da Silva Vital, de 40 anos, juntamente com membros de um grupo criminoso e o executou.
“As investigações foram iniciadas imediatamente após os crimes serem cometidos, o que possibilitou a identificação e prisão dos responsáveis. São dois casos distintos, que, por meio de incessantes diligências, culminaram nas prisões dos autores. Esta é a resposta que damos à sociedade: estaremos sempre empenhados em proporcionar respostas diante desses crimes”, afirmou Cunha.
Caso 1
Durante a coletiva, a delegada Deborah Barreiros, adjunta da DEHS, explicou que, ao longo das investigações, foi possível constatar que, no dia do crime, Evanildo Pereira Frota foi morto por Edivan após uma briga generalizada motivada por ciúmes de sua companheira.
“As investigações revelaram que, naquele dia, Evanildo estava no bar com sua companheira. Em determinado momento, Rodrigo Santos de Jesus, de 31 anos, que também estava no local, foi dançar com a mulher dele, o que não o agradou. A partir disso, uma confusão começou entre o casal. Rodrigo, ao tentar intervir na briga, foi atingido por um único golpe de faca desferido por Evanildo e morreu no local”, detalhou Deborah.
Segundo a delegada, havia outras pessoas no bar, incluindo Edivan Araújo, que decidiram se vingar. Eles começaram a perseguir Evanildo e o encontraram na rua Rio Janauacá, naquele mesmo bairro. Ao alcançá-lo, mataram-no com cerca de cinco disparos de arma de fogo.
Além disso, o corpo apresentava sinais claros de linchamento e ferimentos por faca. As investigações continuam para identificar e localizar os demais envolvidos.
Caso 2
Em relação à prisão de Luiz Fernando, a autoridade policial relatou que as investigações revelaram que ele invadiu a residência de Marcelo da Silva Vital no dia 1º de agosto e o matou.
“A região onde ocorreu esse crime é marcada por conflitos, pois existem duas facções criminosas que se intitulam donas das áreas e pressionam a comunidade a tomar partido de uma delas. No dia da ação criminosa, Marcelo estava em sua casa quando Luiz e mais três indivíduos invadiram o local e o mataram”, informou Barreiros.
De acordo com a delegada, os comparsas de Luiz Fernando, identificados como Leandro de Oliveira, 21, e Adriano Silva Marques, 24, são responsáveis pela morte do menino Gabriel Ravi da Silva, de 11 anos, ocorrida no dia 7 de setembro, no conjunto Valparaíso, bairro Jorge Teixeira. Leandro e Adriano já foram presos pela DEHS no mesmo mês.
“São dois casos distintos, sem ligação entre si, que estavam sob investigação e estão sendo solucionados. Essa é a resposta que damos à sociedade”, concluiu a delegada.
Procedimentos
Os autores responderão por homicídio qualificado, passarão por audiência de custódia e ficarão à disposição da Justiça.
FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM