Prefeitura anuncia notificação de 900 flutuantes irregulares em Manaus

O anúncio aconteceu, na noite desta segunda, durante a abertura da 2ª edição da ‘Mostra Sustentável Manaus Verde’

Amariles Gama

online@acritica.com

05/06/2023 às 21:03.

Prefeito David Almeida e secretário da Semmas, Antônio Ademir (Foto: Paulo Bindá)

Prefeito David Almeida e secretário da Semmas, Antônio Ademir (Foto: Paulo Bindá)

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5), o prefeito de Manaus David Almeida anunciou que irá notificar através da Justiça cerca de 900 flutuantes irregulares, situados na bacia do Tarumã-açú, na área urbana da capital. Segundo Almeida, o objetivo é intensificar a proteção ao meio ambiente para que Manaus possa se tornar uma cidade sustentável.  

O anúncio aconteceu, na noite desta segunda, durante a abertura da 2ª edição da ‘Mostra Sustentável Manaus Verde’, que acontece entre os dias 5,6 e 7 de junho, no Centro de Convenções do Amazonas (CCA) Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, bairro Flores, Zona Centro-Oeste de Manaus.

“Nós temos uma decisão judicial e determinamos que nos próximos quatro dias nós finalizássemos o nosso plano de ação e começássemos a notificar os flutuantes irregulares que tem ali na bacia do tarumã-açu. São 900 flutuantes e tenho certeza de que vamos fazer a remoção de vários deles porque muitos estão irregulares. E dessa forma, nós estamos contribuindo para manter intacto e preservado a última microbacia da cidade de Manaus que ainda está preservada”, disse.

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Ademir Stroski, destacou que além da operação prática de notificação dos flutuantes, a pasta terá outros eventos que fazem parte do “Junho Verde”, um conjunto de ações ambientais que a prefeitura está realizando desde o dia 1º de junho por toda a cidade. 

A 2ª Mostra Sustentável Manaus Verde reúne órgãos públicos, empresas, instituições de ensino e organizações da sociedade civil em um espaço de integração, promovendo o intercâmbio de boas práticas ambientais, iniciativas e soluções sustentáveis, por meio da exposição de produtos e serviços, além da oferta de palestras. O objetivo é divulgar ações voltadas para a sustentabilidade ambiental em Manaus. “Aqui nós estamos tendo oportunidade de mostrar para as pessoas que vem até o Centro de Convenções conhecer os projetos, as novidades de sustentabilidade e de soluções para os problemas ambientais urbanos que nós vivemos. Muitos dos expositores aqui já estão trabalhando conosco, formando parcerias”, disse o secretário da Semmas.  

O empresário Tiago Ayub, da Chácara Way, trabalha com a fabricação de composto orgânico há mais de 20 anos, e aproveitou a mostra para apresentar um pouco da sua ideia de empreendimento sustentável aos visitantes do evento. “O nosso objetivo é minimizar a quantidade de lixo que tem na cidade em relação a resíduos orgânicos e, além disso, fornecer esse produto para entidades que precisam”, disse Ayub, ao destacar que a sua empresa já reciclou cerca de 75 mil toneladas de lixo ao longo de 20 anos. 

O evento inicia nesta segunda-feira e segue até a próxima quarta-feira, 7. Nos dias 6 e 7, a Mostra funcionará de 10 h às 20h. As inscrições podem ser realizadas no site:

Compartilhe nas Redes

últimas noticias