A decisão acontece em meio a uma crise na agremiação, que teve parte de seus integrantes desligados antes mesmo do anúncio do campeão do 55º Festival Folclórico de Parintins, que teve como vencedor o boi Caprichoso
Amariles Gama e Dante Graça
online@acritica.com
Atualizado em 27/06/2022 às 16:25
Presidente do Garantido conversa com a A Crítica após apresentação da primeira noite do 55º Festival de Parintins (Foto: Arlesson Sicsu)
A Direção Geral de Espetáculo (DGE) do boi bumbá Garantido, grupo criado em substituição à Comissão de Artes para conduzir as apresentações do boi-bumbá Garantido, e todos os cargos que compunham o diretório foram extintos. A medida foi anunciada na tarde desta segunda-feira (27) pelo presidente do Garantido, Antônio Andrade.
A decisão acontece em meio a uma crise na agremiação, que teve parte de seus integrantes desligados antes mesmo do anúncio do campeão do 55º Festival Folclórico de Parintins, que teve como vencedor o boi Caprichoso. O resultado, oito décimos de diferença, não traduziu a superioridade do Caprichoso nas apresentações, reconhecida de maneira quase unânime até pela galera vermelha e branca que acompanhou as apresentações. Os pedidos de desligamento vieram dos próprios integrantes da nação vermelha e branca.
O projeto apresentado na Arena gerou críticas e pressões sobre a DGE. Logo após a terceira noite, um dos membros do grupo, Adan Rene, anunciou sua saída. Allan Rodrigues foi mais a anunciar que deixava o grupo. Os dois, ao lado de Mencius Mello e Rubens Alves, formavam a linha de frente do planejando da DGE.
O então levantador de toadas do boi Garantido, Sebastião Jr, foi um dos primeiros a pedir para sair do cargo. O anúncio do desligamento aconteceu ainda no Bumbódromo, na terceira noite do festival. Depois deles, vários outros artistas e integrantes do boi Garantido também pediram para sair dos cargos e fizeram anúncio de seus desligamentos nas redes sociais.https://d-40482399473607160723.ampproject.net/2206101637000/frame.html
“A Direção Geral de Espetáculo com todos os cargos estão igualmente extintos. Os nomes dos novos integrantes serão anunciados em ocasião oportuna”, afirmou o presidente, que não compareceu à apuração – algo completamente inusitado no Festival de Parintins.
Vice pede diálogo
Após a apuração do Festival, a vice-presidente do boi vermelho e branco, Ida Ferreira, afirmou que o Garantido busca conversas individuais com todos para controlar a crise.
“Vamos ter uma conversa com todos. Acolhê-los da melhor forma que podemos fazer. Colocar cada um no seu devido lugar. Vamos ter com todos, fazendo o melhor pro nosso boi Garantido. Eles se pronunciaram de manhã e vamos ter que conversar. A gente vai ajustar tudo”, disse.