Após 12 anos na presidência do Ipem-AM, o engenheiro Márcio André Brito deixa o cargo para assumir a presidência do Inmetro em Brasília
Márcio André Oliveira Brito é natural de Manaus (AM), e possui 28 anos de experiência na área de Metrologia. A sua nomeação para exercer o cargo de presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) foi publicada na edição de hoje (8/3), do Diário Oficial da União (DOU).
O engenheiro iniciou a sua carreira profissional aos 17 anos, no Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), como estagiário, onde posteriormente exerceu as funções de agente fiscalizador, gerente de metrologia legal, chefe de departamento, coordenador, metrologista, diretor técnico em exercício e assessor da presidência do Inmetro. No período 2011 a 2023 esteve à frente da autarquia como diretor-presidente, cargo que ocupou até fevereiro de 2023.
Sua trajetória vem sendo marcada por grandes desafios, avanços e conquistas, como a capacitação e valorização dos servidores; a construção da sede própria do Ipem; a construção do terminal de cargas perigosas, volumetria e cronotacógrafo, que serve como modelo padrão para todos os Órgãos Delegados do Inmetro; a implementação das embarcações fluviais, adaptadas com laboratórios, possibilitando a execução das atividades de fiscalização metrológica e de avaliação da conformidade, visando atender os municípios e calhas dos rios do Amazonas, sendo estas contempladas com Prêmio Internacional; dez escritórios regionais nas cidades polos do interior; a construção do Memorial “Francisco Ferreira Negrão”, que permite a revisitação, no tempo e espaço, da história da instituição, contada por meio de painéis ilustrativos, vídeos e equipamentos utilizados na área da metrologia há cerca de 40 anos no país; a recertificação da ISO 9001:2015, última versão do Sistema de Gestão de Qualidade, e o mais recente projeto inovador, com a sede regional do Ipem em Itacoatiara, inaugurada em 21 de dezembro.
Sobre o novo presidente
O novo presidente do Inmetro, é natural de Manaus (AM), tem 44 anos. Ele é bacharel em Engenharia Ambiental; Especialista em Metrologia Legal; Mestrando em Engenharia, Gestão de Processos, Sistemas e Ambiental.
Foi presidente do Ipem-AM no período de 2011 a 2023. Em 2011, foi eleito por unanimidade, representante da Região Norte na Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ/Inmetro). No ano seguinte, foi reeleito e aprovado pela Coordenação Geral da RBMLQ/Inmetro, como membro efetivo da Câmara Setorial de Metrologia Legal do Inmetro, onde permanece até hoje.
Em 2016, foi eleito representante da Região Norte no conselho gestor do Inmetro e presidente do Fórum dos Dirigentes Máximos dos Órgãos Delegados do Inmetro. E, após dois anos, foi nomeado assessor especial do presidente do Inmetro.
E em 2021, foi eleito por unanimidade presidente da Associação Nacional dos Órgãos Delegados do Inmetro (Anodi), onde há dois anos acumula a presidência da associação, coordenando as articulações institucionais e projetos dos Institutos de Pesos e Medidas do Brasil, junto ao Inmetro e demais órgãos estaduais e federais.