Presidentes dos Bois marcam a data e Governo diz que precisa consultar os órgãos de saúde

Apresentações preveem presença de público nos três diasPor Raphael SampaioPublicado em 10/07/20 às 08h22

(Foto: Divulgação / Secom)

A tão aguardada data para realização do Festival de Parintins foi anunciada na tarde de hoje pelos representantes dos bois bumbás Garantido e Caprichoso. De acordo com o anúncio feito na tarde desta sexta-feira (10) por Jender Lobato, presidente do touro negro e Fábio Cardoso, mandatário do vermelho e branco, as apresentações acontecerão nos dias 6, 7 e 8 de novembro, com presença de público no Bumbódromo. O evento havia sido suspenso por tempo indeterminado, em razão da pandemia de Covid-19.

Mesmo com mais dois meses para acompanhar a evolução dos casos de Covid-19 no Estado, os representantes afirmaram que todo um protocolo será adotado para que os brincantes possam ter a segurança sanitária necessária durante as exibições.

“No evento vai ter aferição de temperatura, disponibilidade de álcool em gel e a distribuição de máscaras para todas as pessoas”, diz o comunicado publicado nas redes sociais do evento

Lobato e Cardoso estiveram nesta sexta na sede da TV A Crítica, emissora responsável pela transmissão do Festival de Parintins.

“Não podemos colocar em risco tanto nossos artistas quanto o público, então estamos tomando medidas necessárias para brincar em paz”, disse Lobato. A expectativa dos organizadores do evento é que em novembro a pandemia já esteja controlada.

Em 2019, Parintins bateu recorde, recebendo mais de 66 mil turistas para os três dias de festa no Bumbódromo, na ilha Tupinambarana. Segundo levantamento do Departamento de Estatística da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), de 2005 a 2018 o evento injetou R$ 426 milhões na economia local.

Governo é prudente

Ainda na noite desta sexta-feira (10), o Governo do Amazonas publicou nota sobre a data marcada pela organização do evento. Sem confirmar as apresentações a nota reforça a importância de haver consenso científico sobre as condições serem ou não ideais para a realização do Festival. Segundo a publicação, mesmo entendendo a importância do evento para a Ilha, o mais importante é o resgardo das vidas. Leia a íntegra abaixo:

O Governo do Estado do Amazonas só vai se pronunciar sobre a realização do Festival de Parintins após receber parecer das autoridades sanitárias, as únicas capazes de avaliar os riscos da exposição da população à Covid-19 em eventos do porte da festa popular.

O Governo do Estado entende a relevância do evento para os habitantes de Parintins, de todo o Amazonas e do Brasil, enquanto manifestação cultural e geradora de renda, mas não é possível que tal decisão seja tomada sem o embasamento científico necessário que assegure o maior bem que todos temos: a vida.

Da Redação com informações de O Globo

Compartilhe nas Redes

últimas noticias