Profissionais da Secretaria de Educação recebem formação híbrida em tecnologias digitais

Profissionais da Secretaria de Educação recebem formação híbrida em tecnologias digitais

FOTOS: Tácio Melo/Secom e Eduardo Cavalcante
FOTOS: Tácio Melo/Secom e Eduardo Cavalcante

Cursos são oferecidos gratuitamente na modalidade EaD

Aproximadamente 2.250 profissionais da Educação, entre gestores, pedagogos e professores, podem participar da “Formação Híbrida em Tecnologias Digitais”. Serão oferecidos cursos com o objetivo disseminar a cultura digital na Educação, possibilitando aos educadores compreender as tecnologias, contribuindo para o desenvolvimento das competências digitais na prática pedagógica, alinhadas às competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Fundação Telefônica Vivo,  por meio do “Programa Pense Grande – Tecnologias Digitais”, disponibilizada na Plataforma Escolas Conectadas, de forma gratuita, na modalidade Educação a Distância (EaD) e dividida em duas categorias de atendimento: cursos com mediação tecnológica e mentoria para 450 multiplicadores e cursos autoinstrucionais para 1.800 docentes, com início no dia 12 de abril.

O secretário de Educação, Luis Fabian Barbosa, salienta a necessidade das formações. “Desde o ano passado, nós temos frisado a importância da formação continuada para os profissionais da Educação, nos ajustamos e, hoje, por meio de parcerias, podemos concretizar a capacitação dos nossos técnicos, gestores e professores, através de aulas remotas”, frisa.

Programação – Para a abertura da “Formação Híbrida em Tecnologias Digitais”, será apresentado um webinário como atividade inicial para todos os cursistas já inscritos e aos demais profissionais da Educação, a ser transmitido, ao vivo, no canal do “Aula em Casa” no YouTube, nesta sexta-feira (09/04).

A programação segue até as 17h e contará com a participação de Luis Fabian; da  diretora do Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (Cepan), Ana Lucena; e de representantes da Fundação Telefônica Vivo.

“No contexto das rápidas e constantes mudanças que estamos presenciando, exacerbadas com a pandemia de Covid-19, a formação continuada de docentes passa a ser estratégica, uma vez que as tecnologias estão se incorporando cada vez mais na prática pedagógica dos professores, e estes, por sua vez,  precisam se apropriar de modo mais aprofundado das tecnologias digitais para o ensino híbrido e a própria educação a distância, uma modalidade importante e que vem ganhando espaço”, explica a diretora do Cepan, professora doutora Ana Maria de Lucena Rodrigues.

Na ocasião, a professora e coordenadora da graduação em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Paula Carolei, ministrará a palestra “A importância da cultura digital e do pensamento computacional para a sociedade do século XXI”.

Diretor de escola pública estadual em São Paulo, atuando no Ensino Integral desde 2015, o professor Donizete José da Silva falará sobre “A escola se transforma com a cultura digital”.

Modalidades – No primeiro momento, serão ofertados quatro cursos que buscam potencializar a formação de 450 multiplicadores, constituídos por professores e técnicos pedagógicos do Cepan, Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), Coordenação de Escolas de Tempo Integral, Coordenadorias Distritais e Regionais e escolas da capital e do interior.

Os cursos são constituídos por temas como:  “Pensamento Computacional – Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia”, “Narrativas Digitais” e “Robótica Sustentável”.

Já a segunda modalidade oferecerá seis cursos autoinstrucionais para 1.800 docentes, com foco em temáticas de tecnologias digitais, destinados aos profissionais da rede estadual de ensino, por meio da Plataforma Escolas Conectadas. A categoria atende as temáticas: “Ensinando o computador – Da lógica da programação para a lógica da aprendizagem”, “Narro, logo existo! Registrar meu mundo e construir histórias” e “Se meu computador pensasse – Uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia e outros”.

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