O Programa de Aperfeiçoamento on-line, uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Ministério da Educação (MEC) recebeu 70.119 inscrições para os cursos gratuitos de capacitação em Português, Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Ao todo, foram ofertadas 75 mil vagas, sendo 25 mil para cada um dos três cursos.
As regiões Sudeste e Nordeste tiveram o maior número de participantes: 25.246 e 22.222, respectivamente. O Centro-Oeste registrou 8.301 inscritos, o Norte, 7.103 e o Sul, 7.124. Outros 123 inscritos não declararam suas regiões.
Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica da Capes, comemorou o resultado. “A iniciativa foi um grande sucesso, prova disso são os números. Em Português e TICs as vagas se esgotaram antes mesmo do término do prazo de inscrições”. O objetivo é capacitar estudantes de graduação, concluintes do Ensino Médio e alunos matriculados na Universidade Aberta do Brasil (UAB) com conhecimentos complementares aos da formação básica.
A necessidade do isolamento social, consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), fortalece o ensino a distância e mostra que a modalidade educacional é uma ferramenta eficaz para o aprendizado. “O curso de português é excelente, bem sucinto, com conteúdo de fácil entendimento e atualizado. A Capes está de parabéns pela iniciativa, principalmente nesse período em que vivemos. Muitas pessoas estão vendo nesse momento difícil, uma oportunidade de melhorar o conhecimento”, afirma Wania Miranda, aluna do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará.
Com informações do Ministério da Educação