O Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), quando presidiu a Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Casa, identificou a necessidade de garantir maior proteção aos motociclistas e ciclistas. Diante disso, o presidente apresentou à Prefeitura Municipal de Manaus o requerimento nº 4938/2019 com o intuito de criar uma área reservada exclusiva de espera para motociclistas e ciclistas.
Denominadas bolsões (ou box), as áreas que funcionam como uma faixa de retenção próximo aos semáforos e delimitam um espaço de espera a esses condutores foram colocadas em prática pelo Executivo Municipal desde julho e vem sendo ampliada desde então.
“Fico feliz de ver que uma indicação nossa vem sendo tão bem aproveitada pelo município. Com o passar do tempo, os condutores têm se adaptado e respeitado esses espaços de espera, que também tem contribuído para melhor ordenar o nosso trânsito. Agradeço à Prefeitura de Manaus por colocar essa medida em prática e por vir ampliando esse projeto para diversas áreas da cidade”, falou.
Acidentes de trânsito
Com a meta de reduzir em 50% as ocorrências de trânsito até 2028, o Amazonas passou a integrar, desde agosto deste ano, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
O Pnatrans foi criado em 2018, em alinhamento com a Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de engajar todos os estados a criar Grupos de Trabalhos regionais para desenvolver estudos, pesquisas e ações que visem a redução de acidente e mortes no trânsito.